Nélio Junior assume mandato na Câmara de Vereadores de Viana

O historiador, professor e formando em direito, Nélio da Paz Muniz Barros, o Nélio Júnior, 40 anos, toma posse na Câmara Municipal de Viana na sessão ordinária dessa segunda-feira, 15 de agosto. O docente é o segundo suplente do PCdoB e teve 376 votos nas eleições de 2020. Nélio também concorreu na eleição de 2016, pelo PROS, durante o mandato do ex-prefeito Chico Gomes, e obteve 460 votos.

A princípio, ele ficará no cargo por 120 dias, no lugar do vereador Mervalzinho (PCdoB), que se licenciou.

Nélio Junior nasceu em São Luís, em 16/01/1982, filho do casal vianense Nélio da Paz Muniz Barros e Viliam Silva Barros.  Casado, pai de duas filhas, Sara e Maria Júlia, chega ao legislativo vianense com um vasto histórico ligado ao municipalismo.

Atuou na esfera política como coordenador parlamentar do então deputado estadual Chico Gomes, durante seus três mandatos na Assembleia Legislativa, tendo ainda destacada atuação durante a passagem do então deputado quando este foi prefeito de Viana (2012/2016). Trabalhou ainda como consultor administrativo de diversos municípios, entre eles, Pinheiro, Bequimão, Vitorino Freire, Brejo de Areia, Cajari, Pedro do Rosário, Olinda Nova, Cantanhede, Itinga, e atualmente exercia até então a Chefia de Gabinete do prefeito Carrinho Cidreira (PL) de Viana.

Historiador formado pela UFMA teve ainda na docência passagens por escolas particulares na capital bem como em escolas públicas estaduais. É Ligado à causa da educação, cultura e turismo, com diversos projetos em andamento, a exemplo do projeto internacional de geminação cultural com a cidade de Viana do Castelo – Portugal; reformulação da Biblioteca Pública Municipal; incentivo público à preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Viana; promoção as atividade turísticas com a reinserção da Cidade dos Lagos no mapa turístico nacional.

Nélio é membro do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM) do qual chegou a ser vice-presidente cuja principal bandeira é os “Diques da Baixada”; foi indicado para ser diretor do CIBAM – Consórcio Intermunicipal da Baixada Maranhense. Em Viana participa de diversos movimentos sociais, entre eles a coordenação do Selo UNICEF, conselhos municipais e foi o coordenador do PPA – Plano Plurianual Vianense.

Veia política

O novo vereador honra a veia familiar e política dos ex-vereadores de Viana, Zé de Bita (avô) e do tio José Carlos Barros (ambos falecidos), com muitos trabalhos prestados ao município. “Chego ao legislativo para contribuir de forma mais incisiva na construção de uma Viana mais próspera, justa e solidária. Há caminhos que só o legislativo pode trilhar. Agradeço a Deus, familiares e ao povo de Viana por esta oportunidade, ainda que de forma passageira, mas marcante do ponto de vista pessoal e político”, asseverou Nélio.

Via Sotaque da Baixada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *