Em cerimônia bastante prestigiada, imortais de São João Batista tomam posse na Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais

Membros da AJOLECIS tomam posse / Foto: Marcos Figueiredo

O município de São João Batista teve uma noite bastante especial no último sábado (4) com a posse dos 31 membros da Academia Joanina de Letras, Ciências e Saberes Culturais (AJOLECIS), casa Fran Figueiredo. A cerimônia de posse foi realizada no salão da Colônia de Pescadores e foi bastante prestigiada pela comunidade e convidados de diversas cidades.

Fundada em novembro deste ano e com objetivo de difundir as atividades científicas, expressões artísticas e a literatura, a AJOLECIS dispõe de 40 cadeiras e é presidida pelo escritor e professor Marcondes Serra Ribeiro, que, após empossado pelo representante da Associação das Academias de Letras do Maranhão, Cesar Brito, conduziu a cerimônia e empossou os demais acadêmicos.

Fizeram parte da abertura da mesa, o prefeito Mecinho; o secretário de educação, Saulo Corrêa; a presidente da Academia Matinhense de Letras, Zilda Cantanhede; o secretário de Cultura, Cleydson Serra, e o representante da Câmara Municipal, vereador Chico de Nhozinho. A programação contou com música ao vivo, apresentações culturais da Cia SJB e entoação dos hinos nacional e municipal.

A programação continuou com o discurso do presidente da AJOLECIS e posse dos primeiros 31 membros da agremiação, com a entrega da medalha e o capelo acadêmico. Após o presidente, o primeiro acadêmico empossado foi o ex-prefeito e escritor Luís Figueiredo, que tem como patrono o advogado e professor Fran Figueiredo, falecido em 2020. Ele fez o discurso em nome dos demais acadêmicos, destacando a importância da instituição para o cenário cultural do município.

Ao discursar para os presentes, o professor Marcondes Serra agradeceu a confiança dos colegas em tê-lo indicado para ser o primeiro presidente da AJOLECIS, parabenizou os acadêmicos e destacou o trabalho cultural e social que a instituição terá. “Gostaria de dizer a todos vocês que a partir de agora temos uma grande missa, que é a de elevar ainda mais o nome desta cidade, São João Batista. Eu fiquei muito honrado por ter sido eleito o primeiro presidente e tenham a certeza de que darei ao meu máximo para que todos nós tenhamos êxito naquilo que esta Academia se propõe”, comentou.

Homenagens

A academia é formada por diversas pessoas, entre escritores, poetas, atores, atrizes, professores, juízes, jornalistas, empresários e promotores culturais. Entre eles o cantor e compositor Vandinho Perrete, que realizou uma homenagem ao município de São João Batista. A lista completa dos acadêmicos e patronos pode ser conferida AQUI

Via Blog do Jailson Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *