Prefeitura de Bequimão reúne mais de quarenta manifestações culturais no São João da Nossa Gente e registra recorde de público em 2023

São João da Nossa Gente reuniu mais de 40 atrações locais e regionais

O São João da Nossa Gente teve início no dia 24 de junho, Dia de São João, e seguiu até o dia 29, Dia de São Pedro. A festança aconteceu no entorno do Largo de Santo Antônio, onde centenas de bequimãoenses se reuniram para prestigiar o melhor de uma das festas mais tradicionais do calendário de eventos do município. Atrações características desta época do ano como o bumba meu boi, o tambor de crioula e quadrilhas fizeram a festa e atraíram uma multidão.

Uma dessas atrações foi o Tambor de Crioula Coroa de São Benedito, do Quilombo Santa Rita, que encantou o público presente com o toque dos seus tambores e matracas, somado ao gingado único das coreiras com suas saias rodadas. “O tambor de crioula da nossa comunidade representa a força das manifestações culturais de Bequimão, as quais nós nos sentimos muito lisonjeadas e honradas em representar”, contou a coreira Lúcia de Santa Rita durante a apresentação na Vila Junina.

                                                               Grupos de tambor de crioula estiveram entre as atrações

A quadrilha Flor do Sertão, do Bebedouro, também brilhou durante o São João da Nossa Gente. A gestão do prefeito João Martins fez questão de priorizar as brincadeiras do próprio município, incrementando as noites de São João com atrações regionais.

                                       Quadrilhas mostraram a diversidade da cultura junina em Bequimão

“Nós só temos a agradecer o prefeito João Martins por confiar no nosso trabalho e valorizar de maneira tão grandiosa a nossa cultura. Quem prestigiou o São João da Nossa Gente viu que a imensa maioria das atrações são do nosso município, o que reforça o compromisso da gestão municipal com incentivo à cultura bequimãoense”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo de Bequimão, Rodrigo Martins.

                             Festa junina teve ainda espaço para a tradicional noite do reggae com Cena Roots e Regiane Araújo

No bumba boi, o encontro entre passado e presente mostrou que a cultura de Bequimão está mais unida e viva do que nunca. A Companhia Marizés, com quase uma década de história, brilhou ao lado do Bumba Meu Boi Estrela, pioneiro no sotaque de orquestra. O Estrela coleciona quase quatro décadas de sucesso e foi casa de milhares de bequimãoenses, que juntos ajudaram a construir a história do mais tradicional grupo de bumba meu boi do município.

                             Bumba Boi Estrela, pioneiro no Sotaque de Osquestra, também se apresentou na Vila Junina

O prefeito de Bequimão, João Martins, prestigiou toda a festa e comemorou o sucesso do São João da Nossa Gente. “A festa está linda como todos podem ver. Tivemos o cuidado de prepará-la da melhor maneira possível para que a nossa população pudesse reviver todas as sensações boas que essa época do ano traz, aquecendo os corações de todos os bequimãoenses. Fizemos isso com responsabilidade fiscal e, claro, priorizando o que nós temos de melhor no nosso município, que são as nossas manifestações culturais. Temos uma cultura rica e diversa que encanta nossos munícipes e visitantes. Motivo de muito orgulho e mais ainda de gratidão a todos que fazem esta linda festa com a gente”, completou o prefeito de Bequimão, durante a programação do Dia de São Pedro, que marcou o encerramento dos festejos juninos no município.

                            O prefeito João Martins prestigiou a festa junina ao lado da população e de servidores do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *