Praça do Folclore Valdelino Cécio é entregue revitalizada nesta sexta-feira (7)

A praça fica localizada em área declarada Patrimônio Mundial, na esquina da Rua do Giz com a Rua João Vital de Matos, no Centro Histórico de São Luís.

Após 8 meses de trabalho, a Praça do Folclore Valdelino Cécio será entregue pela Prefeitura de São Luís aos moradores e visitantes, que poderão contemplar o novo visual do equipamento público a partir das 17h da próxima sexta-feira (7).

A praça fica localizada na esquina da Rua do Giz com a Rua João Vital de Matos, no Centro Histórico de São Luís, área declarada como Patrimônio Mundial pela Unesco desde 1997. A apresentação cultural ficará por conta da Banda do Bom Menino e do grupo Tambor de Crioula Arte Nossa.

O projeto de manutenção, conservação e novo paisagismo da Praça do Folclore Valdelino Cécio contemplou o traçado existente, com a substituição do piso em geral, mantendo cores e padrões. A área contou ainda, com o refazimento do muro de arrimo e serviços de reparos.

A requalificação geral dos mais de 900 metros quadrados da praça que homenageia o poeta, advogado, escritor e pesquisador da cultura popular maranhense, Valdelino Cécio, ganhou a inserção de painéis que ressaltarão a narrativa sobre: o histórico da praça, da vida do Valdelino Cécio, além do trecho de um poema do homenageado, que enfatiza os fofões, figuras populares no carnaval maranhense.

O projeto para a obra da Praça do Folclore Valdelino Cécio foi elaborado pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), a execução da obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH), e a estabilização e contenção do muro e iluminação pública da área sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP).

A Praça, que fica próxima ao Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, teve sua última obra realizada em 2016, quando seu desenho foi alterado, inserindo um novo padrão de mobiliário urbano e iluminação.

Com o atual projeto, os bancos de alvenaria foram recuperados, após o lixamento, polimento e a aplicação de resina. No mesmo molde, os dois bancos em madeira centrais na praça passaram por serviços de emassamento em pequenos trechos, além de pintura com verniz. Já as bases de ferro foram lixadas e receberam tratamento e pintura.

Para a conservação e limpeza da área, as lixeiras foram mantidas e pintadas. Além disso, foi instalada uma lixeira no modelo de container em chapa de aço. Já os canteiros em alvenaria foram reestruturados com os serviços de manutenção e conservação. Quanto ao piso, os trechos danificados foram refeitos, com base nos padrões existentes. Os demais trechos do piso foram mantidos, sendo realizado o polimento com acabadora mecânica e a utilização de resina em toda a extensão da praça.

O piso da calçada em placa pré-moldada de concreto foi conservado e limpo, no entanto, um trecho da calçada da Rua do Giz foi refeita, considerando a retirada das placas e o reassentamento. As placas de piso podotátil, que oferece acessibilidade para pessoas com deficiências visuais nos espaços públicos e privados, e das rampas também foram substituídas por placas novas no mesmo padrão. As peças de granito intercaladas foram mantidas originalmente. Os pisos da escada de acesso à Praça Nauro Machado receberam pintura na cor do concreto, além dos reparos de trechos pontuais nos filetes em granito.

Na subestação do teatro João do Vale foram pintados os pergolados. Já os gradis com portão de ferro foram refeitos com mesmo padrão do existente e receberam pintura. O guarda corpo e as tampas em chapa de aço existentes no gramado receberam essa mesma pintura.

O muro de arrimo da lateral da Rua João Vital de Matos foi reconstruído após a identificação de danos em sua estrutura, devido a uma infiltração. Na parede residual de pedra, que possui um arco em lioz, foi executada a limpeza, com retirada de camadas de tinta e resíduos de sujeira.

Quanto ao paisagismo, a grama esmeralda foi conservada. Nos demais canteiros, foi realizado o plantio de espécies ornamentais e de forração, além de complementos com cascalho de jardim. Nos canteiros dos bancos de madeira foram colocados também seixos de rio sobre manta de jardim e em um deles foi plantada uma muda de 2m de Ipê Roxo.

Histórico da praça

A Praça do Folclore Valdelino Cécio foi construída nos anos 90, no âmbito do projeto de revitalização do Centro Histórico, o “Projeto Reviver”. Antes, esse espaço era um terreno vazio, já que os imóveis que ali estavam ruíram.

A estrutura foi intitulada inicialmente de Praça da Pacotilha, devido ao nome do beco que a ladeia. Em 1997, por meio da Lei Municipal nº 3.638, passou a se chamar Praça do Folclore, e hoje, popularmente conhecida como Praça do Folclore Valdelino Cécio, em homenagem ao poeta.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *