População, turistas e brincantes aprovaram o Maior São João do Mundo

O Maior São João do Mundo promovido pelo Governo do Maranhão foi encerrado neste domingo (30), com as apresentações dos arraiais em São Luís e Barreirinhas. Com mais de 60 dias de programação oficial, a temporada junina será lembrada com muito carinho por todos que fizeram essa grande festa popular: turistas, moradores e brincantes.

“Eu achei lindo. Não temos essa cultura de São João tão forte como é aqui no Nordeste e presenciar isso aqui é muito legal. Aqui em Barreirinhas, não pensamos que encontraríamos essa festa, ainda mais agora, bem no finalzinho do mês de julho, e ficamos muito felizes de ter um pouquinho mais de contato com a cultura daqui. Eu achei linda as fantasias e toda a dedicação”, relatou a administradora Renata Santos, turista que veio de Santa Catarina.

A veterinária Adriana Peres e o marido Claudemir Peres vieram de São Paulo para aproveitarem as férias nos Lençóis Maranhenses e ficaram encantados com a programação do São João em Barreirinhas. “A beleza natural do Maranhão é espetacular e única, tem que ser visitada com certeza. Foi muito legal chegar aqui e ter essa festa, foi uma boa surpresa. A gente ouve muito falar do bumba boi lá em São Paulo, e é muito bonito ver ao vivo e a cores”, afirmou Adriana Peres.

O economista Cláudio Foicinha mora em São Luís e decidiu aproveitar as belezas da cidade de Barreirinhas e, também, um pouco mais do São João. “Sem dúvida alguma é uma grande iniciativa do Governo do Estado que mostrou o São João por todo o estado, encerrando aqui em Barreirinhas que neste momento recebe turistas nacionais e internacionais. É também uma grande oportunidade para quem não pôde conhecer as nossas manifestações culturais no período de junho”, pontuou.

Dirigente do Boi Mocidade Axixaense, Jonilson Silva, fez questão de destacar os mais de 60 dias dedicados ao São João pelo Governo do Estado. “A gente já vem desde o início do mês de julho fazendo apresentações em todo o Maranhão e queremos agradecer o prefeito de Barreirinhas e o governador Carlos Brandão por essa oportunidade de apresentação aqui em Barreirinhas. É uma satisfação imensa estar nessa cidade maravilhosa, que nos recebeu de braços abertos”, disse.

Neta Machado destacou a importância da valorização da cultura maranhense. “É um orgulho mostrar para todos os turistas e para o mundo a nossa cultura, que é viva e valorizada. Eu quero agradecer ao governador Carlos Brandão e ao secretário Yuri Arruda por prolongar [a festa junina] e dar mais oportunidade a todos os artistas do Maranhão”, declarou.

O São João também representou oportunidade de emprego e renda para milhares de maranhenses. “Foi ótimo pois é uma oportunidade que a gente tem de ganhar um dinheirinho extra e o movimento foi muito bom. A gente já está conferindo nos dedos para o São João chegar de novo no próximo ano. O Governo do Estado está de parabéns valorizando a nossa cultura e gerando renda”, comentou a vendedora ambulante Ana Mesquita sobre o arraial em Barreirinhas.

O último dia de apresentações do São João no Maranhão, na cidade de Barreirinhas, na Praça da Família, contou com show de Renan Soeiro, Dança Portuguesa Brilho e Orgulho de Portugal, Bumba Boi de Sonhos, Bumba Boi de Axixá e apresentações de Suh Santos, Fabricia e Luan Costa. Em São Luís, a Praça da Fé foi o palco de encerramento da festança junina com show da Companhia Encantar, Quadrilha Asa Branca, Bumba Boi Novilho Branco, Grupo Lamparina e Bumba Boi de Pindaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *