Brandão ganha o apoio do PP numa demonstração de força política de André Fufuca

André Fufuca declara o apoio do PP a Carlos Brandão em ato politicamente concorrido, demonstrando força

O deputado federal e presidente estadual e nacional do PP André Fufuca deu ontem uma surpreendente demonstração de força política no ato em que formalizou o apoio do seu partido à candidatura do vice-governador Carlos Brandão (PSDB a caminho do PSB) ao Palácio dos Leões. O grande salão da casa de eventos  Villa Reale, no Calhau, não foi suficiente para acomodar partidários e convidados do parlamentar, que em discurso direto disse a Carlos Brandão que o partido está mobilizado em torno da sua candidatura e que vai participar efetivamente da campanha eleitoral. A festa em que o PP turbinou a candidatura de Carlos Brandão aconteceu num dia de revezes para o pré-candidato do PDT, senador Weverton Rocha, que viu partidos da sua base de apoio se dividirem por profundas fissuras internas, como o União Brasil e o PROS.

O deputado federal André Fufuca se movimentou como um político profissional, centrado, pragmático, que não toma decisões precipitadas e só posicionando quando tem um cenário bem definido à sua frente. Há pouco mais de um ano, quando os partidos começaram a se movimentar de olho na corrida sucessória, foi procurado pelo senador Weverton Rocha, que lhe propôs uma aliança. O parlamentar respondeu que naquele momento apoiaria o líder pedetista, mas com uma ressalva clara e enfática: ainda era cedo e sua posição poderia mudar. Foi o que aconteceu. Meses depois, ao analisar as peças e os movimentos do xadrez sucessório, André Fufuca sinalizou que havia decidido apoiar o vice-governador Carlos Brandão.

A posição do braço maranhense do PP foi tomada sem pressões nem precipitações. Houve conversas iniciais, definição de compromissos e a da parceria política e eleitoral, que foi firmada e mantida durante os dois períodos do Governo Flávio Dino. Há cerca de dois meses, em um evento de inaugurações em Pindaré, o governador Flávio Dino (PSB) destacou em discurso a correção e a movimentação política de André Fufuca, prevendo que ele está se cacifando politicamente para chegar ao Governo do Estado. E a julgar pela demonstração de força política que deu ontem no ato pró-Carlos Brandão, a previsão do governador tem fundamento.

Carlos Brandão foi ovacionado pelos partidários de André Fufuca, como que corroborando integralmente a escolha feita pelo presidente do PP. E não deixou por menos, não só agradecendo a aliança com os progressistas, mas afirmando que, se eleito, o PP terá participação efetiva no seu governo, como acontece no Governo Flávio Dino. Carlos Brandão pediu o engajamento de todos os militantes aliados de André Fufuca na sua campanha, assumindo com eles o compromisso de fazer um Governo correto e eficiente. Disse que está preparado, que conhece a fundo a máquina e os programas em curso, e que, alcançando a eleição, fará o possível para concretizar o seu programa de governo, que tem como base a continuidade dos programas do Governo Flávio Dino.

O ato do PP foi turbinado pela presença de vários prefeitos e lideranças de outros partidos, como o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus (Republicanos), e o deputado Arnaldo Melo (MDB). De acordo com um dos organizadores, o evento reuniu aliados (prefeitos, ex-prefeitos e vereadores) de todas as regiões do Maranhão, já que o parlamentar, mesmo tendo base em Alto Alegre do Pindaré, é votado em todas as regiões do Maranhão. Entre eles um número expressivo de pré-candidatos a deputado estadual.

O fato é que Carlos Brandão entrou no grande salão do Villa Reale confiante e saiu de lá entusiasmado com a festa preparada pelo deputado federal André Fufuca para marcar a entrada oficial do PP na base partidária da sua candidatura. Com a entrada do PP, a base partidária da pré-candidatura de Carlos Brandão já conta formalmente com PSB – ao qual ele se filiará -, PCdoB, PT e deve receber o apoio formal do MDB e outros partidos menores.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *