Jornalista é agredido e ameaçado de morte por ex-vereador de Alcântara durante evento no município

Em um evento que aconteceu nesta segunda-feira (26) no povoado de Canelatiua, em Alcântara, um ato criminoso manchou o lançamento do Termo de Execução Descentralizada do Ministério de Igualdade Racial e o IFMA. O evento contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira, e Jorge Messias da Advocacia-Geral da União.

O ex-vereador de Alcântara, Benedito Barbosa, atacou o jornalista Joerdson Rodrigues durante o evento. Biné se aproximou do jornalista Joerdson e desferiu tapas no peito do jornalista, além de proferir ameaças, Joerdson, por sua vez, não se deixou abater e questionou Biné sobre as ameaças.

O que mais chama a atenção é o fato de Biné Barbosa ter usado o evento, que contava com a presença da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, que foi assassinada por milicianos no Rio de Janeiro por fazer seu trabalho de parlamentar e investigar o que acontecia nas favelas do Rio.

O caso envolvendo o jornalista segue na mesma linha, devido a ele fazer denúncias em seu veículo de comunicação, entre elas uma denúncia da filha do ex-vereador que foi funcionária fantasma em gestão passada, ou seja, ela era alocada como funcionária e não exercia qualquer atividade laboral na Prefeitura de Alcântara, apenas recebia o salário sem pisar no posto de trabalho.

Fica evidente que, neste ano eleitoral, os profissionais de imprensa independentes correm sério risco de vida pelo simples fato de exercerem suas profissões, sendo limitados em sua atuação jornalística sem poder emitir qualquer opinião ou análise sobre alguns municípios, correndo o risco de serem intimidados, ameaçados e até mortos a mando de políticos.

O caso da vereadora Marielle retorna em forma de ameaça e censura no Maranhão com esse caso. É crucial que as autoridades possam investigar a fundo o caso e que o ex-vereador e aliados que compactuaram com o caso sejam prontamente intimados, ouvidos e processados.

O jornalista registrou um Boletim de Ocorrência para fins de direito.

Veja o Boletim de Ocorrência:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *