Festival ‘Iemanjá, Rainha do Mar’ é realizado em São Luís e oferece serviços gratuitos ao público

O festival cultural ‘Iemanjá, Rainha do Mar’ será realizado, no próximo sábado (24), em São Luís. Com o tema “Diversidade e cidadania no combate ao racismo religioso”, o evento é gratuito e aberto ao público.

O festival será realizado a partir das 14h, na Praça de Iemanjá, na Avenida Litorânea, Praia do Olho D’Água. A abertura contará com acolhida dos povos de terreiro que realizarão uma mística para reverenciar a cultura, a diversidade e as tradições das religiões de matriz africana e afro-brasileiras.

“O festival é resultado de uma construção coletiva que tem como o objetivo de fortalecer o combate ao racismo religioso e ampliar o diálogo entre as comunidades tradicionais de terreiro e matriz africana com o Governo do Estado. Vai ser um dia de festa com oferta de serviços à população, uma ação que faz parte da Política Pública Estadual de Proteção aos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-brasileira, instituída por meio do Decreto 37.761/2022. ”, afirmou a secretária de estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lília Raquel de Negreiros.

Programação

A partir das 15h, será iniciada programação cultural com apresentação de artistas e grupos culturais vinculados às tradições de terreiro do Maranhão. Serão shows musicais, performance teatral e contação de histórias. Durante o evento, no horário de 15h às 18h, serão ofertados serviços ao cidadão e atividades recreativas, entre eles:

– Mutirão do Cadastro Estadual dos Povos e Comunidades Tradicionais;

– Serviço de emissão de 2ª via do CPF, orientações sobre Carteira de Trabalho Digital, inscrição e atualização do cartão do SUS;

– Atendimento da Ouvidoria dos Direitos Humanos, Igualdade Racial e Juventude; – Atendimento móvel da Delegacia de Crimes de Intolerância e Racismo;

– Atendimento móvel da Defensoria Pública do Estado do Maranhão;

– Atendimento para serviços do Procon;

– Atendimento do Sine itinerante.

Combate ao Racismo Religioso

O Festival Cultural “Iemanjá, Rainha do Mar” celebra Iemanjá, orixá de origem africana, muito respeitada e cultuada como mãe de todos os Orixás, com vistas à promoção de uma cultura de paz, combate ao racismo religioso e fortalecimento de ações de promoção de direitos humanos de povos e comunidades tradicionais.

Em julho de 2023, a estátua de Iemanjá foi alvo de ato violento de racismo religioso e teve o rosto quebrado, ação que foi considerado uma agressão direta às tradições de matriz africana e afro-brasileiras e também contra os povos tradicionais de terreiro. Diante disso, o Governo do Estado do Maranhão adotou as medidas cabíveis para resolução do problema, por meio da investigação do caso e da restauração da imagem.

No dia 22 de dezembro de 2023, ocorreu a entrega da primeira etapa da obra de requalificação da Praça de Iemanjá, com revitalização do local e restauração da imagem, que é obra do artista Eduardo Sereno. Agora, durante o festival, será entregue a última etapa da obra de revitalização do local.

“Esse episódio foi de muita dor para os povos de terreiro que se sentiram atingidos por esse ato de violência. O Governo do Estado agiu prontamente para restaurar a imagem de Iemanjá e atender as demandas apresentadas pelos povos para revitalizar o local. Então é com muita alegria que agora vamos entregar a última etapa da obra e realizar o festival para dar visibilidade a essa cultura, tradição e religiosidade ancestrais, que tanto contribuem para a cultura e identidade do Maranhão”, afirmou o secretário de estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *