A Arquidiocese de São Luís realiza, nesta quinta-feira (30), uma solenidade em celebração ao Dia do Corpus Christi. A programação conta com uma missa campal, no Estádio Nhozinho Santos e uma procissão pelas ruas da capital maranhense.
Este ano, a solenidade tem como tema ‘’Eu vos chamo amigos” , inspirado na Campanha da Fraternidade deste ano, que tratou sobre a Fraternidade e Amizade Social. Os fiéis poderão levar 1 kg de alimento para doar às comunidades em situação de vulnerabilidade social situadas na região de São José de Ribamar.
A expectativa é reunir 22 mil fiéis durante a missa, que acontece a partir das 17h, no estádio Nhozinho Santos, na capital. A missa será celebrada pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana. Os portões serão abertos a partir das 15h.
Em seguida, será realizada ‘Procisão Liminosa’ e benção do Santíssimo, pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, percorrendo percorrendo a Venceslau Braz, Camboa, Avenida Beira-Mar, rampa do Palácio dos Leões encerrando na Catedral Metropolitana de São Luís, na Praça Dom Pedro II.
Neste ano, a procissão contará com três cenas bíblicas que serão apresentadas durante o percurso, em pontos distribuídos ao longo do caminho:
- 1ª cena bíblica – Camboa, Praça da Liberdade, cena da Multiplicação dos Pães realizada pelo grupo Dançatro;
- 2ª cena bíblica – Refesa, Beira-Mar, cena do Lava-pés, realizada pelo grupo GTAC;
- 3ª cena bíblica – Tribunal de Justiça, Praça dos Três Poderes, cena bíblica da Última Ceia, realizada pelo grupo GRITA.
Veja a programação completa abaixo:
- 15h: Acolhida e abertura dos portões do Estádio Municipal Nhozinho Santos
- 17h: Missa campal no Estádio Nhozinho Santos
- Após a Missa, início da procissão luminosa, onde a Hóstia é exposta no ostensório, e Jesus Eucarístico percorre as principais ruas do Centro de São Luís, saindo do Estádio Municipal Nhozinho Santos, seguindo a Praça Deodoro, Rua da Paz, Rua do Egito, Beira Mar e concluindo na frente da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
- Benção do Santíssimo Sacramento em frente a Catedral de São Luís, Nossa Senhora da Vitória, localizada na Praça Dom Pedro II.