Lula elogia Dino e diz que indicação ao STF deve sair “logo, logo”

Lula diz que indicação ao STF sai em 2023, mas não crava Dino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (27) que está “chegando a hora” de fazer sua indicação ao STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo o petista, a decisão deve sair “logo, logo”. Ele afirmou que, apesar de o ministro da Justiça, Flávio Dino, ter qualificação para o cargo, o martelo ainda não está batido.

“Pode tudo. Pode ser mulher, poder ser homem, pode ser negro, pode ser negra. Agora que eu estou 100% recuperado, está chegando a hora de eu tomar a decisão, então logo, logo vocês vão saber quem eu vou indicar”, afirmou em café com representantes da mídia no Palácio do Planalto.

Nos bastidores, o favorito para ser indicado por Lula à vaga deixada por Rosa Weber ainda é Dino. O presidente, entretanto, diz ter dúvidas sobre em qual posto o atual ministro serviria melhor ao país.

“Eu fico pensando aonde que o Flávio Dino será mais justo e melhor para o Brasil. É na Suprema Corte ou é no Ministério da Justiça? E isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de escolher […] Mas eu vou escolher a pessoa certa”, disse.

Lula disse que Dino tem qualificação suficiente para o cargo, mas destacou que ele nunca indicou alguém por “amizade”.

“Eu acho que eu sou o presidente que mais indiquei ministros da Suprema Corte, nunca pedi nenhum favor a eles. Nunca pedi para votar alguma coisa a meu favor, porque eu não escolho pelo critério da amizade”, afirmou o presidente. E completou: “Obviamente que eu sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *