
O Palácio dos Leões está em buscar de alternativas para a disputa eleitoral em São Luís no próximo ano. O governador Carlos Brandão (PSB) sabe que já tem um nome certo em seu grupo na corrida eleitoral. O partido dele tem martelo batido a favor da candidatura do deputado Duarte Júnior para prefeito da capital. Além disto, parte do grupo o quer também (leia-se o ministro Flávio Dino).
Mas há palacianos que acreditam que o governo precisa de opções para garantir o segundo turno já que o prefeito Eduardo Braide (PSD) pontua bem nas pesquisas eleitorais. Esta seria a melhor estratégia de todos.
Mas existem claras dificuldades de ter este outro nome além de Duarte Júnior. Há quem cite até o ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido), como uma opção. Mas ele não anima. O deputado Neto Evangelista (União) poderia ser também, mas ele anda mais preocupado com a ação de fraude de cota de gênero contra seu partido que pode lhe custar o mandato.
Já para os que acreditam que uma candidatura única do Palácio dos Leões é a melhor opção. Estes estão bem animados porque o deputado Duarte Júnior – logo após a desistência de Paulo Victor (PSDB) de disputar a prefeitura em 2024 – fez movimentações que já lhe garantem apoios importantes na Câmara Municipal de São Luís.
Ele já conta com o apoio de quatro parlamentares. Aldir Júnior (PP), Marcelo Poeta (PCdoB), Nato Júnior (PDT) e Beto Castro (PMB), . No caso de Nato Júnior e Marcelo Poeta, os dois irão se filiar ao PSB para a disputa do próximo ano. Nato deixa se filia já nesta segunda-feira, 9. Poeta nos próximos dias.
A ideia de Duarte – que vem animando seus apoiadores dentro do Leões – é de ele ocupar os espaços disponíveis no momento deixados com a saída de Paulo Victor da disputa principalmente dos vereadores que estão “órfãos” de candidato a prefeito como disse Raimundo Penha (PDT) ao Imirante esta semana. Além do exemplo do diálogo com os parlamentares, o socialista se apressou e foi até a direção municipal do PT para garantir o apoio por lá.
Ele se reuniu com o presidente municipal, ex-vereador Honorato Fernandes, na semana passada. Esta opção pela direção municipal se dá porque uma resolução nacional do PT deixa para os diretórios municipais a decisão sobre as eleições do próximo ano e Duarte sabe que o grupo de Fernandes tem a maioria na direção local.
O fato é que Duarte Júnior quer garantir o máximo de apoio possível para demonstrar para os palacianos adeptos das candidaturas múltiplas que se todos forem unidos a vitória será certa em 2024.
Chateados
Sobre a decisão de Paulo Victor de retirar sua pré-candidatura, ele deixou muitos aliados surpresos e chateados. Os vereadores principalmente.
Pelo menos, oito parlamentares se movimentaram para disputar a reeleição pelo PSDB, partido que Victor iria disputar a Prefeitura.
Agora, estes vereadores estão temerosos sobre os rumos do ninho tucano no pleito do próximo ano.
Abandono
Ainda sobre Paulo Victor, a decisão dele se pauta no “abandono” que ele sentiu por parte do governador Carlos Brandão.
Segundo aliados mais próximos do governador, o presidente da Câmara acreditou que Brandão iria “pra cima” na pré-campanha a favor do tucano, principalmente do que diz respeito a questões financeiras.
Mas não aconteceu. Pelo contrário, Victor até perdeu a Secretaria Estadual de Cultura quando Yuri Arruda largou de sua mão e Brandão o manteve no cargo após o rompimento.
Fonte:Imirante