HU-UFMA está entre os hospitais da Rede Ebserh com alta conformidade em segurança do paciente

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), integrante da Rede Ebserh, está entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio deste ano e referente a dados coletados em 2022.

Foram analisados 21 itens, como Núcleo de Segurança do Paciente instituído, protocolo para prevenção de quedas e lesão por pressão implantados, além do monitoramento mensal de indicadores de conformidade aos protocolos de segurança do paciente.

“Passamos por um processo rigoroso de autoavaliação, no qual fomos muito criteriosos e na auditoria externa tivemos a validação do trabalho enviado, alcançando o resultado de 95% de conformidade e nos posicionando entre as instituições de alta performance em segurança do paciente em Unidades de Terapia Intensiva no estado”, ressaltou Sirlei Marques, chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HU-UFMA. “Esse reconhecimento nos deixa muito felizes e motivados para continuarmos trabalhando por resultados cada vez melhores”, observou.

Conformidade a indicadores

A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente constitui uma prática de regulação adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) desde o ano de 2016, para verificar a conformidade aos indicadores das práticas de segurança do paciente pelos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

Além do preenchimento de formulários para atestar a conformidade aos requisitos com a devida comprovação documental, houve visitas presenciais de equipes avaliadoras a unidades hospitalares sorteadas.

Conheça o relatório completo da Anvisa

Sobre a Rede Ebserh

O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *