Vinicius Vale prestigia o segundo Mutirão de Catarata e Pterígio realizado em Barreirinhas

O engenheiro Vinicius Vale, pré-candidato a prefeito de Barreirinhas, prestigiou neste sábado, 16, o segundo dia do mutirão oftalmológico, serviço que está sendo realizado no Hospital Regional de Barreirinhas (HRB). Somente neste sábado, foram realizadas cerca de 350 cirurgias de catarata e pterígio em moradores de toda a região dos Lençóis Maranhenses e cidades próximas.

Além do Governo do Estado que executa a ação por meio da EMSERH, no fornecimento dos profissionais, o mutirão recebeu recursos provenientes de emendas da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, e do deputado federal Aluísio Mendes.

Vinicius Vale, um dos grandes incentivadores da ação, ressaltou a importância da iniciativa para a população local. “Fico muito feliz que o governo do estado esteja atendendo as demandas do povo de Barreirinhas, atendendo aos anseios e caminhando junto com a população de nossa cidade que tanto amamos”, disse.

I etapa do mutirão

A primeira edição do mutirão, aconteceu em outubro de 2023, beneficiando cerca de 830 pessoas com problemas na visão.

O pterígio é uma condição que pode afetar seriamente a visão e a catarata pode levar à cegueira, principalmente em pessoas mais idosas e que têm muitas comorbidades.

Ivone Diniz Silva, de 52 anos, moradora do povoado Tapuio, em Barreirinhas, foi uma das beneficiadas com a cirurgia durante o mutirão. Emocionada, ela fala da alegria em poder enxergar novamente. “Esperei muito tempo por essa oportunidade. O meu sonho era enxergar e ver o rosto do meu filho, e graças a Deus estou enxergando.”

A segunda edição do mutirão oftalmológico em Barreirinhas, foi concluída neste domingo, 17, com a realização de cerca de mil cirurgias.

A deputada Iracema Vale, que foi ver de perto o Mutirão e cumprimentar as pessoas beneficiadas, afirmou que o segundo mutirão fecha o ciclo para aqueles que haviam feito a cirurgia só de um olho.

“Há quatro meses atrás, no primeiro mutirão, muita gente só fez a cirurgia de um olho. Então, nós buscamos mais recursos para que as pessoas tivessem oportunidade de fazer a cirurgia do outro olho. Quero agradecer a todos os profissionais do hospital de Barreirinhas, na pessoa da diretora, Drª. Socorro Itapary, agradecer aos profissionais da EMSERH, ao governador Carlos Brandão e o deputado Aluísio Mendes. Foram esforços importantes para a realização dos dois mutirões”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *