Bancada maranhense mostra peso em Brasília

Flávio Dino, Juscelino Filho, Fábio Macedo e André Fufuca: destaques da bancada federal

 

 

 

 

 

 

 

 

A ascensão meteórica e inesperada do deputado federal Fábio Macedo ao comando do maior bloco partidário, com 142 deputados, colocando-o em acento privilegiado do alto clero da Câmara Federal, deu uma dimensão muito maior à bancada do Maranhão no Congresso Nacional, e tem como o deputado Aluísio Mendes (Republicanos) como um dos vice-líderes.

Para começar, o presidente Lula da Silva (PT) entregou o fundamental Ministério da Justiça e Segurança Pública ao senador Flávio Dino (PSB), o mais destacado nome maranhense na política nacional. Da mesma maneira, mas por meio de outro viés político, nomeou o deputado federal Juscelino Filho (União Brasil) para o importante Ministério das Comunicações.

Na Câmara Federal, o deputado André Fufuca é hoje um dos mais influentes chefes partidários, com poder de fato sobre a poderosa a decisiva bancada do PP, que controla como líder e sob a orientação direta do poderoso presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL). André Fufuca é um dos articuladores do PP e do Centrão na relação com o Governo em torno de matérias que sofrem resistência por parte da direita mais conservadora.

E mais: o deputado Rubens Júnior é hoje um dos mais influentes da bancada do PT, da qual é um dos vice-líderes escolhido pelo presidente Lula da Silva, atuando no enfrentamento da oposição agressiva e, ao mesmo tempo, como um dos articuladores para a construção de maiorias em torno de projetos de interesse do Palácio do Planalto. É o caso também do deputado federal Márcio Jerry, que é voz influente a bancada do PCdoB.

Em termos proporcionais, é uma das bancadas mais influentes do Congresso Nacional.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *