Pesquisa do JP turbinou a corrida aos Leões, que será fortemente agitada nos próximos dias

Carlos Brandão firmou aliança com André Fufuca e Weverton recebeu o apoio do prefeito de Fortuna, Sebastião Costa (PTB)

Ao mesmo tempo em que apontou a virada na corrida ao Governo do Estado, com o vice-governador Carlos Brandão (PSDB a caminho do PSB) passando à liderança, a pesquisa divulgada domingo pelo Jornal Pequeno, além de turbinar o novo líder, funcionou também como um choque de realidade no agora segundo colocado, senador Weverton Rocha (PDT). Enquanto Carlos Brandão intensificou sua agenda política, conversando com lideranças para formar a base política a sua pré-candidatura, Weverton Rocha passou o fim de semana redefinindo sua pré-campanha, com o objetivo de reafirmar seu projeto de poder e retomar a ponta na corrida às urnas – ele reuniu o seu conselho de campanha, que pela primeira vez não contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (sem partido a caminho do PDT), que se encontrava na Baixada inaugurando obras com o governador Flávio Dino (PSB). A movimentação intensa dos dois pré-candidatos indica que haverá um acirramento da pré-campanha, com o Carlos Brandão atuando para manter e ampliar o seu cacife junto ao eleitorado, Weverton Rocha planejando eventos de massa para mostrar força de cacife para reverter a perda e voltar à liderança na preferência do eleitorado.

A medição de força entre o futuro governador e o senador pode ser decisiva, à medida que Carlos Brandão vai jogar todo o seu peso político para concretizar o roteiro bem traçado do seu projeto eleitoral. Com o apoio efetivo do governador Flávio Dino (PSB), líder maior da aliança governista e com quem formará chapa majoritária, Carlos Brandão já tem o apoio firmado de pelo menos 140 prefeitos – estimativa de um político a ele ligado – e deve ampliar ainda mais sua base na Assembleia Legislativa, devendo alcançar o apoio de 28 dos 42 deputados estaduais. Ontem, ele recebeu o apoio formal do deputado federal André Fufuca, presidente nacional do PP. Em contagem regressiva para assumir o comando do Estado no dia 1º de abril, com a renúncia do governador Flávio Dino, que ocorrerá no dia 31 de março, Carlos Brandão espera atrair mais aliados, e com o apoio deles ampliar ao máximo o seu cacife eleitoral. O estado de ânimo na seara governista é o de astral elevado.

O senador Weverton Rocha fez questão de mostrar que não se deixou abater pelo revés causado pelos números da JPesquisa, que o encontrou três pontos percentuais atrás do vice Carlos Brandão. Ele reuniu o seu conselho de campanha, para traças novas estratégias, foi a Pinheiro para o lançamento da construção ali de um hospital com recursos por ele viabilizados, e agendou para sexta-feira, em São Luís, mais uma edição do projeto “Maranhão mais feliz”, com o claro intento de mobilizar a outrora poderosa, mas hoje dividida militância do PDT.  Além disso, conversou com lideranças municipais e recebeu o apoio do prefeito de Fortuna, Sebastião Costa (PTB). Ou seja, fez de conta que não soube da pesquisa e agiu como se ainda estivesse na cabeça, muito embora seja visível o desapontamento de alguns dos seus apoiadores mais próximos, que sentiram o golpe.

A avaliação dominante é a de que a corrida ao Palácio dos Leões vai continuar polarizada. Na perspectiva de aliados dos dois pré-candidatos, essa polarização vai continuar, mesmo que o senador Roberto Rocha entre na disputa, o que deve acontecer nos próximos dias, conforme ele próprio previu. No mesmo ritmo, o pré-candidato do PSD, ex-prefeito Edivaldo Holanda Jr. prepara novas incursões a municípios, incentivado pelo presidente estadual do seu partido, deputado federal Edilázio Jr., agora na expectativa de uma candidatura presidencial que lhe sirva de incentivo. E o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (Agir36), que deve confirmar seu projeto de candidatura ao renunciar ao cargo nos próximos dias, para se dedicar exclusivamente à corrida ao Palácio dos Leões. Os três encontram-se embolados no pelotão intermediário, aparentemente com poucas chances de chegar ao topo.

A exemplo de ontem, hoje e os próximos dias a serão marcados por frenéticas articulações, principalmente nos campos dominados por Carlos Brandão, que não pretende perder a liderança, mas ampliá-la, e por Weverton Rocha, que vai jogar pesado para voltar à ponta.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *