ELEIÇÃO 2020! Blog aponta os favoritos em algumas das cidades na região da Baixada Maranhense

Em Bequimão João Martins deverá ser eleito sem dificuldades

As eleições municipais de 2020 já ocupam grande parte dos debates políticos. Os partidos têm conduzido suas articulações em preparação para a primeira disputa após o surpreendente ano de 2018, que consagrou figuras de fora do círculo político mais convencional e outras que jamais haviam disputado uma eleição.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi um dos “azarões” que triunfou na eleição passada. Apesar de ter exercido quase 30 anos de mandato na Câmara, Bolsonaro disputou em 2018 sua primeira eleição majoritária e concorreu por um partido pequeno.

Para as legendas “convencionais”, a disputa municipal é também uma oportunidade de garantir uma sobrevida no cenário político estadual. O PCdoB vai buscar manter o comando de São Bento e Presidente Sarney e quer aumentar o seu numero de prefeitos, como por exemplo em Peri-Mirim e Pedro do Rosário. O PP vai apostar no prestígio do governador Flavio Dino e todo seu grupo politico para reeleger Luciano Genésio em Pinheiro. E o PL se esforçará para que suas candidaturas sejam competitivas em Pinheiro, Pedro do Rosário e Turiaçu.

“O Blog Passando a Limpo mapeou o cenário pré-eleitoral de algumas cidades da Baixada Maranhense: Pinheiro, Santa Helena, São Bento, Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Palmeirândia, Turiaçu e Bequimão. Os universos encontrados dividem-se em três grandes grupos. Um é os das cidades em que os atuais prefeitos já estão em segundo mandato, e portanto não podem concorrer à reeleição. O segundo é o das cidades em que os atuais prefeitos podem disputar a reeleição e são favoritos à vitória. Por fim, o terceiro universo é aquele em que os prefeitos estão aptos à reeleição, mas não vivem um bom momento diante do eleitorado.”

Pinheiro
Pinheiro é uma das maiores cidades da região da Baixada Maranhense. Até o momento 04 Pré-Candidatos a prefeitura municipal sendo eles; Luciano Genésio (PP), Leonardo Sá (PL), Filuca Mendes (MDB) e Coqueiro Filho (PROS). O atual gestor, Luciano detém índices satisfatórios de aprovação. No campo da oposição, espera-se de uma possível união para tentar lutar de igual.  Caso contrario a vitória de Luciano Genésio já é dada como certa.

Santa Helena
Em Santa Helena, o grupo do atual prefeito deverá sair como vitorioso, Zezildo Almeida (PTB) é detentor de uma larga aprovação na cidade. Zezildo hoje representa um grupo forte comandado pela ex-prefeito Helena Pavão. Em Santa Helena praticamente fechado com a reeleição folgada do Zezildo Almeida.

São Bento
Na terra do muçum, o atual prefeito Luizinho Barros (PCdoB) deve se reeleger fácil, a oposição totalmente dividida isso facilita ainda mais a caminhada do prefeito. Sem contar que Luizinho Barros tem total apoio do Governador do estado, Flavio Dino.

Presidente Sarney
Em Presidente Sarney, também deve ter reeleição garantida. A Prefeita, Valeria Castro (PCdoB), tem uma popularidade e sua aceitação lá em cima. Valeria conseguiu grandes feitos para o município como por exemplo Asfaltou o povoado de Três Furos por completo. A oposição liderada pelo ex-prefeito Edson Chagas está muito desgastado politicamente e nem de perto incomoda a reeleição de Valeria Castro.

Pedro Do Rosário
Em Pedro do Rosário, o grupo do atual prefeito deverá sair como vitorioso, Raimundo Antonio (PL) é detentor de uma larga aprovação na cidade. Raimundo Antônio  hoje representa um grupo forte. Em Pedro do Rosário praticamente fechado com a reeleição de Raimundo Antônio.

Peri-Mirim
Já em Peri-Mirim, Heliezer do Povo (PCdoB) tem aparecido com destaque em pesquisas de intenção de voto para a eleição de 2020. Heliezer perdeu em 2016 com pouca diferente de votos. Desta vez com a grande rejeição do atual prefeito Geraldo Amorim. O comando do executivo deve mudar a partir de janeiro de 2021. Heliezer é disparado o favorito a vencer as eleições municipais daquele município.

Palmeirândia
O atual gestor Jorge Garcia (PSDB), com uma rejeição elevadíssima resolveu indicar o Nilsinho Garcia à pré-candidato. Por outro lado o Vice-prefeito, Edílson da Alvorada que rompeu com o grupo é o mais contado para vencer as eleições. Edílson conta com toda união da oposição em prol de sua candidatura.

Turiaçu
Já na terra do abacaxi, o jovem Adson Manoel (PL) deve não ter uma vida fácil, mas tudo indica a sua vitória contra o seu adversário, Edesio Cavalcante. O atual prefeito Umbelino Ribeiro vai apoiar o nome de Adson. Adson Manoel é um dos fortes candidatos pelo PL que vão disputar as eleições deste ano.

Bequimão
Em Bequimão, o atual prefeito, apoiará o João Martins (MDB), não vive exatamente um cenário dos mais adversos. Embora possível João Martins deve ser eleito o novo prefeito. Ainda tem outros candidatos como: Robson Cheira, César Cantanhede e Antônio Diniz ou (Esposa).

Fonte: kelsonvinicius.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *