Criada a Academia de Letras, Artes e Ciências em Rosário

Em uma reunião que durou o dia inteiro no salão de eventos da Cecé aconteceu neste sábado (04/01/2020) a fundação da Academia Rosariense de Letras, artes e ciências. O evento que contou com a presença de escritores, poetas, artistas plásticos, músicos e produtores culturais.

No primeiro momento foi elaborado o Estatuto da entidade, construído ponto a ponto onde todos puderam opinar e edificar um documento que atenda a todas as manifestações culturais do município, ao final depois de amplamente discutido foi aprovado por unanimidade dos presentes, em seguida foi servida uma suculenta feijoada.

No período da tarde foi eleita a primeira diretoria e as respectivas comissões temáticas, sendo eleito por aclamação o produtor cultural Euvaldo de Jesus Pereira para a presidente, para secretário geral o escritor José Carlos Castro Sanches, Primeiro secretário Flávia Nascimento, segundo secretário Prof. Maria Silene, tesoureiro o poeta Magno Aragão e segundo tesoureiro a Prof. Keidiane Rêgo, para as comissões temáticas foram escolhidos os seguintes acadêmicos: Comissão de comunicação e publicações, Keidiane Rêgo e Wellisson Martins; Comissão de Bibliografia e Biblioteconomia, Prof. Julia Almeida; Comissão de Letras e Lexicografia, Gerson Linhares e Nilsoaldo Castro; Comissão de Cultura Popular, Guimarães , José Ribamar Santos e Antonio Cunha; Comissão de Artes, Wagner Fernandes e Herbeth Pereira; Comissão de Ciências, Uilton Sanches e Sharlinton Serra.

A data da posse dos acadêmicos está marcada para o dia 06 de abril, data em que Rosário irá completar 400 anos. Para Euvaldo, presidente da ARLAC, “ Hoje a cidade de Rosário ganha um grande aliado para o fortalecimento da sua história, a academia irá se preparar para ser referência em pesquisas, publicações e fonte da memória cultural rosariense e, acima de tudo fazer justo reconhecimento aos homens e mulheres que deixaram legados culturais para que nós possamos tê-los como orgulho daqueles que dedicaram e dedicam suas vidas ao engrandecimento da cultura do povo rosariense, hoje é um ponto de partida e temos muito que fazer em conjunto com esse grupo de artistas que produzem literatura, arte, ciência pelo simples prazer de fazer”.

via smnoticiassmc.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *