Ações da Lei Seca mostram mudanças positivas no comportamento dos condutores

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), com apoio da Policia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRV), retomou as ações da Operações Lei Seca, em caráter fiscalizatório,inicio desse mês de julho. Nas primeiras quatro ações realizadas neste período, os educadores do Detran-MA puderam observar uma mudança positiva no comportamento dos condutores. De acordo com dados do Setor de Estatística do Detran-MA, apenas 4% dos motoristas abordados pela Operação foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool.
A Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran-MA, tem atuado continuamente através de projetos, campanhas e programas direcionados para conscientização da população a cerca das práticas que proporcionem um trânsito seguro. Nas blitzen da Operação Lei Seca, o Departamento disponibiliza uma equipe de sete educadores, que abordam média superior a 100 veículos em cada ação.
As abordagens dos educadores não se restringem apenas a entrega de panfletos informativo. Eles também conversam com os condutores e demais passageiros, explicando detalhadamente as punições legais para quem dirige sob o efeito do álcool, o funcionamento do etilômetro, e as ações do álcool no organismo que prejudicam a condução do veículo.
A Diretora Geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Britto, acredita que as ações educativas realizadas pelo órgão demonstram resultados muito positivos. “O trabalho desenvolvido pelo Detran-MA tem proporcionado uma mudança positiva no comportamento da população e, consequentemente, a redução do número de vítimas fatais no trânsito e da ocupação de leitos hospitalares”, declarou.
Para a Coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e Vice-Presidente do Fórum Nacional da Lei Seca, Rositânia de Farias, a Operação Lei Seca é uma das ferramentas mais importantes para a promoção de segurança no trânsito, o que vem sendo reconhecido pela população com uma grande receptividade. “Durante a blitz, muitas pessoas parabenizaram a realização da ação e ressaltaram a importância da Operação Lei Seca. Nossa intenção é mostrar para o condutor que ele também é responsável por manter a paz e a harmonia no trânsito”, comentou.
Já o Tenente-Coronel Rômulo Costa, Sub-Comandante do BPRV, ressaltou que o objetivo principal das blitzen da Lei Seca é prevenir acidentes. “A união da fiscalização e da educação para o trânsito, resultam em ações mais assertivas. Nosso intuito é conscientizar a sociedade que não se deve fazer uso da direção após o consumo de bebida alcoólica. O principal objetivo é a segurança de cada cidadão”, destacou.
Para o servidor público Saulo de Tarso Correia Farias, que foi abordado durante uma das blitzen da Lei Seca, a volta da Operação é essencial para a segurança no trânsito. “A ação mostra que o Poder Público vem trabalhando bem para proporcionar segurança ao cidadão. Quem anda de forma irregular precisa se conscientizar que essa postura é perigosa para ele e para o resto da população”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *