O escritor Flávio Braga está às voltas com a revisão dos originais de sua mais recente obra, intitulada “Vultos Ilustres da Baixada Maranhense: Histórias e Legados de Grandes Personalidades”. Segundo ele, o livro é uma homenagem às contribuições de figuras proeminentes da Baixada Maranhense, apresentando o registro literário das trajetórias de personagens que marcaram a história da região, destacando seus feitos, lutas e o impacto duradouro de seus legados.
Por meio de uma pesquisa cuidadosa e relatos envolventes, a obra convida o leitor a explorar as raízes culturais, políticas e sociais da Baixada, oferecendo uma narrativa rica que preserva a memória e inspira futuras gerações. O livro revela que a Baixada Maranhense foi berço de sete governadores, dois interventores federais e dois presidentes da República, evidenciando a importância histórica e política da região no cenário estadual e nacional.
O próprio Flávio Braga, que participa de outras academias literárias, como a de São João Batista, também é uma figura ilustre a serviço da Baixada Maranhense. Ele foi responsável pela criação e presidiu o Fórum em Defesa da Baixada. Além disso, foi o idealizador do livro Ecos da Baixada (edição esgotada), que reuniu crônicas escritas por autores baixadeiros.
A publicação mencionada congregou uma plêiade de escritores apaixonados pela sua região de origem. A nova obra do imortal Flávio Braga, com certeza, repetirá o mesmo sucesso. Braga é membro fundador da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCAP) e autor do Dicionário do Baixadês, um best-seller da Baixada. Agora, ele se prepara para lançar mais um livro sobre os vultos ilustres da Baixada Maranhense.
Texto: Jailson Mendes