A cidade de Rosário, por meio da atual administração municipal, esta de cara nova, em adotar novos sistemas de pavimentações ecológicas e alternativas na cidade. Onde o prefeito Calvet Filho, não para, continua trabalhando para melhor servir sua população, um exemplo do seu trabalho esta no produto inovador de baixo custo denominado de bloquete para pavimentação de vias primárias (ruas e travessas), e para vias mais simples como passagens, becos e acessos secundários, esta sendo pavimentada em bloquetes confeccionados com qualidade na própria cidade de Rosário.
O uso de bloquetes na pavimentação de ruas de médio e pequeno porte proporciona economia, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto. Isso por causa de sua composição cimentícia de cor clara e porosa, o que possibilita a capacidade de refletir os raios solares com mais eficiência.
O bloquete contribui, assim, também para as questões ambientais quanto a temperatura e a infiltração das águas pluviais no solo evitando-se os escoamentos superficiais das devastadoras enxurradas, apesar de possuir capacidade de abrasão maior comparado com o asfalto.
Vale lembrar que cidades históricas do Brasil, pavimentadas no tempo do império, até hoje preservam suas pavimentações intactas num sistema rústico, porém similar, usando-se na época paralelepípedos.
É público e notório que o prefeito Calvet Filho, vem trabalhando para acabar com a problemática e a deficiência do sistema viário de Rosário comparada a outras cidades do sudeste, sul e centro-oeste do Brasil, pelas escassez de recursos para o asfaltamento de determinadas ruas, que pelas características de seu solo predominantemente arenoso o que sem proteção superficial causa permanentemente erosão danificando as ruas e acessos demonstrando um aspecto deplorável e levando transtorno e prejuízos a população que convive com esses agravos.
Para sanar ou minimizar esses problemas em vias consideradas secundárias ou de pequeno porte, como: Ruas, passagens e becos, o prefeito Calvet Filho, esta adotando uma alternativa de pavimentação econômica e ecológica com bloquetes de cimento e areia que inclusive podem ser fabricados com resíduos sólidos de entulhos e restos de construções pulverizados. Esse sistema pode também ser usado nos passeios públicos para pedestres nas laterais das vias.
As vantagens da utilização desse material como pavimento é que com rejuntamento simples de areia, possibilita-se a infiltração no solo condicionando uma absorção média diminuindo o escoamento superficial causador de enxurradas que leva transtorno a população, além de na necessidade de se dar manutenção nas redes de água e esgoto, podem ser retirados e recolocados com facilidade sem maiores danos na infraestrutura viária e com baixo custo.