Professora Luciene Amorim Antonio busca reeleição como Diretora Geral do IFMA, Campus Centro Histórico

A Professora Luciene Amorim Antonio concorre à reeleição ao cargo de Diretora Geral no processo eleitoral instaurado em todas as Unidades do IFMA, inclusive na Reitoria, tendo a data de eleição para o dia 14/05/24.

Luciene Amorim Antonio, 54 anos, é graduada e mestre em Filosofia (UFRJ) e doutora em Educação (USP) e atualmente é Diretora Geral do IFMA, Campus Centro Histórico.

O campus Centro Histórico localiza-se no coração da cidade, especificamente em dois casarões coloniais, com cursos voltados para o Turismo, Hospitalidade e Lazer; Meio Ambiente, Produção Cultural e Design, nos níveis Médio/Técnico. Possui ainda um prédio na área Itaqui Bacanga, onde funcionam cursos da área de Processos Industriais.

A Professora Luciene Amorim tem vasta experiência como educadora, em escolas da Rede Privada e está no IFMA desde 2005, quando ainda se denominava CEFET_MA. Assumiu vários cargos como Chefe de Departamento, Diretora de Ensino, Coordenação de Cursos do PRONATEC. Sua experiência a credenciou para desenvolver uma gestão participativa, pautada na ampla participação da comunidade escolar, maior aproximação com as famílias dos estudantes, obras estruturais no Campus e, principalmente, uma política de educação inclusiva para o acolhimento dos alunos com necessidades educacionais específicas, bem como a formação continuada dos servidores para atuarem com esses alunos.

Além de melhorar a acessibilidade no Campus, com a substituição de rampas de acesso e instalação de sinalização em Braille, a gestora incentivou projetos de ensino voltados para a inclusão, que envolvem os alunos, docentes e técnicos administrativos, sob a coordenação da equipe do NAPNE (Núcleo de Apoio às pessoas com necessidades educacionais específicas), juntamente com a Diretora de Ensino.

A proposta de inclusão conta também com a contratação de profissionais de atendimento especializado (Tutores, intérpretes de LIBRAS, etc.), formação continuada da equipe de servidores, criação de banco de dados com textos informativos, criação de audioteca, além da experiência piloto da primeira turma bilíngue do Campus (Português/ LIBRAS).

Essa postura de acolhimento a todos os alunos teve início de forma mais incisiva diante do desafio de receber uma aluna surda no Curso de Guia de Turismo. Como assim, uma guia de turismo surda?

Sim, meus amigos! Nossa cidade tem a primeira profissional de guia de turismo surda credenciada pela EMBRATUR, que é a Bruna Raffaelly Froes.

Este é um dos resultados do trabalho competente, disciplinado, perseverante e de qualidade desenvolvido pela equipe de gestão do Campus Centro Histórico, liderada pela Profa Luciene Amorim.

Sua experiência e compromisso com a educação pública de qualidade certamente a credenciam para estar mais quatro anos à frente do Campus São Luís Centro Histórico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *