Grandes partidos apostam alto na guerra pelo poder nos maiores municípios

O MDB jogou alto e acertou em cheio na ação para se fortalecer na corrida às prefeituras ao atrair para seus quadros o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, que  deixou o PL. Essa e outras investidas bem sucedidas tornam o MDB favorito para comandar três importantes e estratégicas prefeituras maranhenses, Barra do Corda e Bacabal, uma vez que seus candidatos, o prefeito Rigo Teles, que busca a reeleição, o deputado Roberto Costa, e o emedebista  Vinícius Vale, que lidera a corrida em Barreirinhas,   despontam como franco favoritos. São exemplos da corrida dos grandes partidos – PSB, PP, PDT, PSD, PL e Federação Brasil Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV – a prefeituras importantes, que podem ser decisivas em 2026.

O grande jogo começa com o duro embate entre o PSD, do prefeito Eduardo Braide, que busca a reeleição e aparece como favorito até aqui, e o PSB, do deputado federal Duarte Jr., que vem se fortalecendo a cada dia, ambos travando uma guerra sem trégua pelo comando de São Luís, a joia da coroa municipalista estadual, por ser, além de Capital, o município economicamente mais forte e politicamente mais influente do Maranhão. Não é sem razão que o prefeito Eduardo Braide transformou algumas áreas da cidade em canteiros de obras, e o governador Carlos Brandão (PSB), com o auxílio do vice-governador Felipe Camarão (PT), vem atuando fortemente para fortalecer o candidato Duarte Jr..

Em Imperatriz, a guerra maior está sendo travada entre o PP, que tem como candidato o deputado Rildo Amaral, e o PSD, cujo representante na corrida é o deputado federal Josivaldo JP. O candidato do PP tem como maior apoiador o ministro André Fufuca, que comanda o partido no Maranhão e alimenta o projeto de ser candidato a senador em 2026. O comando do PP também aposta alto na reeleição do prefeito de Santas Inês, Felipe dos Pneus, que disputa com o ex-prefeito Valdivino Cabral (PL) e a deputada Solange Almeida (PL), ambos apoiados pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho, chefe maior do partido no estado. Até agora, com base em pesquisas e nas “bolsas de aposta” e na avaliação do próprio ministro André Fufuca, o prefeito Felipe dos Pneus tem tudo para renovar o mandato. Não se sabe com quem o PL vai ficar.

Além de jogar forte em São Luís, o PSB aposta alto nos seus candidatos em Timon, o deputado estadual Rafael Brito, que tem o apoio total do governador Carlos Brandão, e vai enfrentar a prefeita Dinair Veloso (PDT), que tem como avalista o senador e líder pedetista Weverton Rocha, aliado dos Leitoa. A mesma situação ocorre em São José de Ribamar, onde o PSB tem como candidato o ex-vereador Fred Campos, apontado nas pesquisas como favorito, e que vai enfrentar Jorge Maru (PCdoB), apoiado pela prefeita Paula Azevedo, ainda filiada à agremiação comunista. O PSB também aposta todas as fichas no candidato Gentil Neto à Prefeitura de Caxias, com o apoio total também do prefeito Fábio Gentil. Ali, disputam também o PL, com Paulo Marinho Jr.; o PRD, com Daniel Barros, e o PSDB, com Lycia Waquim.

De volta ao jogo político maranhense, o PSDB faz a sua aposta mais alta na disputa em Codó, onde seu candidato, o prefeito José Francisco, tentará a reeleição disputando com o mais surpreendente candidato do PT em todo o Maranhão, o megaempresário Chiquinho da FC. Vale anotar que, para surpresa de muitos, o PT vai apoiar também, juntamente com o PCdoB, o candidato André da Ralpnet, apontado por todos os seus adversários como um militante fiel do bolsonarismo.

É esse o desenho inicial do posicionamento dos principais partidos na busca pelo poder nos municípios mais importantes do Maranhão. O desenho definitivo só quando se aproximarem as convenções partidárias marcadas para agosto.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *