Calendário Eleitoral: janela partidária começa nesta quinta-feira (07)

Começa na quinta o prazo da janela partidária

Começará na quinta-feira, 7, o período da janela eleitoral para troca-troca de partido para as eleições de 2024. O prazo vai até 5 de abril.

Pela janela eleitoral, os políticos com mandato que querem trocar de partido poderão fazer sem que sejam alcançado pela Lei da Fidelidade Partidária, ou seja, não correm o risco de perder o mandato ao deixar o partido pelo qual foram eleitos em 2020.

Em São Luís deverá haver a maior troca partidária das últimas eleições municipais. Isto porque, com as novas regras para composição de chapas das disputas proporcionais, os vereadores que estão no mandato buscam espaços nos partidos.

O Podemos, por exemplo, deixará de ter quatro vereadores. Sairão da legenda Domingos Paz, Octávio Soeiro, Marcial Lima e Francisco Chaguinhas. Paz já tem partido. Ele irá para o Democracia Cristão. Lima vai se filiar ao PSB e os demais ainda analisam seus destinos partidários.

Sobre o PSB, ele deve ser o partido que mais receberá vereadores. Após ida de Paulo Victor, Nato Júnior e Marcelo Poeta, a legenda deverá ter mais oito vereadores filiados neste período de janela partidária.

Além de Marcial Lima, devem ir para o PSB também Pavão Filho (que deixa o PDT) e Álvaro Pires (PDB).

O PP é um partido que é buscado por vereadores já que não há ainda uma chapa definida. O PDT não deverá receber parlamentares. Atualmente, o partido tem somente Raimundo Penha em seus quadros. Nas eleições de 2020, elegeu quatro vereadores.

O MDB receberá Antônio Garcês e Edson Gaguinho. A vereadora Fátima Araújo pode deixar o PCdoB, mas não talvez a federação.

O prazo da janela partidária termina dia 5 de abril, um dia antes do fim do período de filiação em partidos para quem quer disputar o pleito deste ano.

Fonte: Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *