Com Dino no STF, cenário político no MA mudará

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), vai se reunir na manhã desta segunda-feira, 27, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pauta prevista da conversa é a indicação do socialista para a cadeira da ex-ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

Se consolidada a indicação de Dino para o STF e ele aprovado pelo Senado, as consequências políticas no Maranhão são variadas.

Dino é uma das mais recentes lideranças políticas do estado construindo um grupo amplo na última década.

Mesmo com fragilidades neste grupo (como o rompimento com o senador pedetista Weverton Rocha e também relações conflituosas com o governador Carlos Brandão no início do segundo mandato dele), o ainda ministro da Justiça conseguiu se eleger duas vezes governador, eleger dezenas de prefeitos aliados e deputados estaduais e federais além de dois senadores e a si mesmo senador.

Em Brasília, como ministro, não perdeu sua força no Maranhão com peso para nortear decisões do Leões.

Mas agora, confirmado para a vaga do Supremo, Dino perde toda esta força política deixando muitos aliados em situação delicada. Primeiro, que o governador Brandão não terá mais o freio que vinha de Brasília para evitar rompimentos.

Depois, Brandão fica praticamente como única liderança política do grupo que Flávio Dino construiu.

Os deputados e demais lideranças políticas mais ligadas ao ainda ministro Dino terão que se redirecionar e caminhar com cuidado com as próprias pernas.

O fato é que a ida de Dino para o STF pode mexer no planejado para as eleições de 2026. Isto tudo vai depender unicamente de Carlos Brandão daqui para frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *