Em dois dias de trabalho da Caravana Federativa, mais de 2,6 mil atendimentos foram realizados pelas equipes do Governo Federal no Maranhão. O espaço para os atendimentos foi o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), na Madre Deus, que recebeu mais de 350 funcionários de 40 órgãos federais e cerca de 180 representantes de prefeituras, o que corresponde a 82% dos 217 municípios maranhenses.
Os funcionários federais puderam orientar e auxiliar prefeitos, vice-prefeitos e secretários na resolução de questões burocráticas para o destravamento de obras, convênios e demais ações vinculadas ao Governo Federal nos municípios. Ao todo, 40 órgãos federais estiveram presentes, sendo 34 ministérios, três bancos – Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES – e mais quatro autarquias e fundações: INSS, Codevasf, FNDE e Funasa.
A ação também possibilitou tratativas dos gestores municipais com empresas como a Equatorial, Correios e Serpro, que atua no mercado de Tecnologia da Informação para o setor público. O evento ainda contou com a presença de deputados federais e estaduais, que juntamente aos gestores municipais puderam tirar dúvidas e buscar soluções para levar aos municípios ações e serviços federais.
O governador Carlos Brandão parabenizou a ação do Governo Federal. “É o que estávamos precisando. Nunca equipes de Brasília tinham se deslocado para os estados e agora estão fazendo isso, o que possibilita resolver pendências em projetos que estão paralisados”, declarou.
Esse caráter de resolutividade e aproximação dos três níveis de governo para garantir a execução de políticas públicas foi destacado no primeiro dia do evento, na quinta-feira (23), pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
“O principal objetivo da Caravana é aproximar o Governo Federal do povo, tendo a parceria com o Governo do Estado e com as prefeituras. Sabemos que a gente não chega ao povo do Maranhão, ao povo brasileiro, sem essa parceria”, afirmou o ministro.
O fortalecimento das relações com os gestores públicos foi destacado pelo secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano. Ele acompanhou o segundo dia do evento e citou, como exemplo, as tratativas dos municípios com o Ministério da Saúde.
“Essa relação do Ministério da Saúde com servidores dos municípios do Estado do Maranhão vai perdurar. Não é só aquele momento, para aquele convênio, pois criou-se uma relação, trocou-se contatos. Exemplo é a Caravana da Bahia que ainda hoje os técnicos dos municípios mantêm contato para orientações sobre os novos programas e projetos do Governo Federal”, frisou.
A Caravana Federativa é promovida pela Secretaria de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República. O Maranhão é o quinto estado a receber a força-tarefa do Governo Federal, e além da articulação do Governo do Estado, o evento contou com a parceira da Federação dos Municípios do Estado (Famem).
Com o tema: ‘União e reconstrução por uma nova relação federativa’, a Caravana passou por São Luís (MA), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO). A ação será levada a todos os estados brasileiros e sempre contará com dois dias de evento.
Balanço Final
Orgãos Participantes
– 34 Ministérios
– FNDE, FUNASA, CODEVASF e INSS
– BNDES, Caixa e Banco do Brasil
Empresas Participantes
– CORREIOS
– EQUATORIAL
– SERPRO
Público Presente
178 Prefeituras Representadas
21 Vice-prefeitos(as)
03 Deputados(as) Federais
22 Deputados(as) Estaduais
411 Secretários(as)
Participações
– 3506 inscrições realizadas
– 2318 credenciais retiradas
– 2612 atendimentos em órgãos participantes