Alunos do 2º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão visitaram, nesta terça-feira (7), as instalações do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa. A visita faz parte do planejamento da disciplina Comunicação Organizacional, no intuito de aproximá-los do funcionamento dos veículos de comunicação, uma vez que também terão entre as suas atribuições o diálogo com esse segmento.
A visita guiada foi conduzida pela coordenadora de Jornalismo da TV Assembleia, Eliene Pinheiro, que apresentou aos alunos todos os setores do Complexo de Comunicação, explicando o funcionamento e a dinâmica de trabalho de cada um. “Apresentamos a eles um pouco do nosso dia a dia, o processo de produção das matérias, as reportagens, mostramos a logística da Rádio Assembleia, a comunicação integrada entre TV, rádio, site e redes sociais, o processo de edição, entre outros pontos que fazem parte da rotina”, disse Eliene Pinheiro.
O subdiretor de TV e Rádio da Alema, Juraci Filho, afirmou que o Complexo de Comunicação do Parlamento Estadual estará sempre de portas abertas a todos que desejarem conhecer sua estrutura e o trabalho desenvolvido por todos os profissionais.
“Estamos muito felizes em receber os acadêmicos do Curso de Formação de Oficiais. Eles também têm um núcleo de comunicação e vieram trocar experiências, conhecer a Casa e o trabalho que fazemos aqui. Estamos sempre de portas abertas não só para a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar, mas para todas as instituições que queiram conhecer o trabalho desempenhado pelos nossos profissionais”, assinalou.
Teoria e prática
A tenente Ana Silva, instrutora da disciplina, disse que a Alema possui uma estrutura de Comunicação interna e externa interessante para que os alunos percebam e associem com a teoria que viram em sala de aula.
“Dentro do processo de formação do aluno oficial, é importante que ele saiba estabelecer esse relacionamento com os diversos veículos de comunicação, até porque uma das atribuições quanto à atuação nas unidades é servir de fonte de informação na instituição e proporcionar informação aos veículos que vão produzir notícias sobre as ocorrências”, explicou.
A cadete Ricci destacou que a visita vai agregar muito aos conhecimentos da disciplina. “Como estamos nos formando e trabalharemos nas unidades, lá também teremos esse trabalho de comunicação. Então, vir à TV Assembleia vai agregar muito, pois pudemos conhecer na prática a dinâmica do jornalismo e como podemos utilizar a comunicação para entregar o melhor serviço possível”, declarou a aluna.