Zé Inácio destaca lançamento do Plano Safra e investimentos na Agricultura Familiar do Maranhão

Zé Inácio destaca lançamento do Plano Safra e investimentos na Agricultura Familiar do Maranhão

Deputado Zé Inácio destacou a importância do Plano Safra para o fortalecimento da agricultura familiar

Nesta terça-feira (31), o deputado Zé Inácio (PT) destacou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar no estado. A iniciativa do Governo Federal, sob o comando do presidente Lula, conta com o apoio do governo estadual e parceria dos segmentos e entidades representativas dos agricultores familiares do Maranhão, apresentando medidas e ações concretas para impulsionar o setor da agricultura familiar no estado.

Segundo o parlamentar, uma das medidas-chave do Plano Safra é a disponibilização de crédito aos agricultores familiares, incluindo quilombolas, pescadores, assentados da reforma agrária e indígenas do estado. Zé Inácio acrescentou que este crédito é fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar. “Vale ressaltar que esse Plano oferece 35% a mais de crédito em comparação com o governo anterior, o que significa um impulso significativo para os agricultores maranhenses”, disse.

Além do crédito, o deputado Zé Inácio destacou a importância do acesso à terra. Nesse sentido, foi anunciado um termo de cooperação técnica entre o Incra e o Iterma para regularizar mais de 70 comunidades quilombolas sob jurisdição do estado do Maranhão. Essa regularização é crucial para garantir que essas comunidades tenham segurança jurídica sobre suas propriedades.

Outra ação essencial destacada pelo parlamentar é a parceria entre a SAF (Secretaria de Agricultura Familiar) e a Agerp (Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão) para proporcionar assistência técnica aos agricultores familiares do estado. Essa assistência técnica desempenha um papel fundamental na promoção da produção e no fortalecimento do setor.

Fortalecimento da produção 

Zé Inácio afirmou que a colaboração entre o governo federal, o governo estadual e entidades da sociedade civil e do poder público é uma demonstração do compromisso com a agricultura familiar, o fortalecimento da produção e a geração de emprego e renda no estado do Maranhão. “Com essas ações, o setor agrícola familiar estará mais bem equipado para atender às necessidades da população e contribuir para o crescimento econômico e social da região”, frisou.

O deputado enfatizou, ainda, a importância de parcerias estratégicas no atual cenário político, destacando como elas podem ter um impacto positivo duradouro na vida das pessoas e no desenvolvimento da região. “A união de forças para apoiar a agricultura familiar é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes esferas do governo pode fazer a diferença na vida das comunidades. Iniciativas como o Plano Safra e parcerias estratégicas continuam sendo essenciais para moldar o futuro do Maranhão e de todo o Brasil”, salientou.

Participaram também da cerimônia o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira; o presidente nacional do Incra, César Aldrighi, o presidente nacional da Conab, Edegar Preto, entre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *