Eliziane pede indiciamento de Bolsonaro e militares

Ao realizar a  leitura do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro nesta terça-feira (17), Eliziane Gama (PSD-MA) pede o indiciamento de 61 pessoas. Entre eles estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, ex-ministros do governo anterior, como Anderson Torres e Augusto Heleno, civis e militares, além do tenente-coronel, Mauro Cid.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é uma das pessoas alvo de pedido de indiciamento da relatora da CPMI dos Atos Golpistas, Eliziane Gama (PSD-MA). Segundo a senadora, o ex-chefe de Estado incorreu nos seguintes crimes em relação aos atos de 8 de janeiro: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, associação criminosa e violência política.

Eliziane indica que Bolsonaro foi o “mentor moral” de ataques contra a República. De acordo com o parecer, o ex-presidente instrumentalizou as instituições públicas em uma busca para se manter no poder. “Visto como figura “mítica” por seus apoiadores, Jair Bolsonaro se utilizou como pode do aparato estatal para atingir seu objetivo maior: cupinizar as instituições republicanas brasileiras até a seu total esfacelamento, de modo a se manter no poder, de forma perene e autoritária e perene”, diz o relatório.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *