SÃO LUÍS – Audiência discute questão da segurança pública na região da Cohab

Escuta social do MPMA contou com presença da PM e Corpo de Bombeiros

A questão da segurança pública foi o tema de uma audiência pública realizada pelo Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça Distrital – Polo Cohatrac, na última sexta-feira, 15, no Centro de Referência Especializado de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa do Maranhão (Creaispi), na Cohab. A atividade teve como objetivo ouvir a comunidade e receber demandas dos moradores da área, que abrange 78 bairros e aproximadamente 200 mil habitantes.

Coordenada pelo promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca, que responde pela Promotoria Distrital, a escuta contou com as participações dos comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que atuam na região Cohab-Cohatrac e adjacências, além de líderes comunitários.

População apresentou demandas na área da segurança pública

O tema foi definido como uma das prioridades da área, no ano passado, em audiência pública para instalação da Promotoria. As outras duas demandas prioritárias são educação e infraestrutura.

No início da atividade, o membro do Ministério Público deu as boas-vindas aos presentes e esclareceu a dinâmica do encontro.

José Gomes da Silva, presidente do Conselho Comunitário pela Paz e morador da Vila Isabel Cafeteira, disse que a presença do Ministério Público na região em apoio ao sistema de segurança pública é muito relevante para a população. “Com a atuação mais efetiva da Polícia Militar, os índices de violência têm diminuído. Quase não se ouve mais falar de homicídio ou de tiroteio. Mas esperamos que o número de policiais e de viaturas seja ampliado para termos um combate à violência ainda mais efetivo”.

José Gomes pediu aumento do efetivo policial

Major Aulino Lopes, subcomandante do 20º Comando da Polícia Militar, que abrange da região do bairro da Cohab, declarou que o evento tem importância significativa na medida em que demonstra a preocupação concreta das instituições com a segurança pública. “A questão envolve não só os profissionais do setor, mas também os da defesa civil, saúde, Ministério Público e a própria comunidade. Nós, da segurança pública, precisamos desse apoio conjunto da sociedade”, assegurou.

Camilo Rocha, morador do Cohatrac, defendeu a preservação e a construção de mais espaços públicos de uso coletivo, a exemplo das praças, como estratégia para a garantia da segurança pública. “Os bairros que cuidam desses espaços, como a Praça das Árvores, no Cohatrac, colaboram com o conceito de segurança pública, que necessita da iniciativa do cidadão”, defendeu.

Camilo Rocha acredita que praças preservadas contribuem com a segurança pública

Mário Júnior, presidente do Pacto pela Paz do Ipem/Turu e Solar dos Lusitanos, solicitou maior atenção das autoridades com a garantia da segurança no Parque Ambiental do Itapiracó, sobretudo pelo consumo de drogas no local.

Coronel orientou comunidade a registrar ocorrências

O tenente-coronel Osmar, comandante do policiamento da área norte, esclareceu aos participantes da audiência a importância de que as ocorrências policiais sejam registradas pelas vítimas. “O planejamento da polícia é baseado nas estatísticas, portanto procuramos priorizar nossas ações naquelas áreas com a maior quantidade de ocorrências, seja no 190 ou numa delegacia virtual”, orientou.

Marco Aurélio Ramos Fonseca coordenou a audiência

No encerramento, o promotor de justiça Marco Aurélio Ramos Fonseca avaliou que a audiência foi positiva e se enquadra dentro das atribuições do Ministério Público, como instituição indutora de políticas públicas em benefício da população. “Notamos que já existe um entrosamento entre as forças de segurança e a comunidade e várias demandas estão sendo solucionadas. Embora ainda tenham problemas estruturais, como o efetivo pequeno, o esforço da polícia tem sido observado pela população. E o Ministério Público está atento e vai continuar trabalhando para atender os anseios dos comunitários”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *