Parlamentares maranhenses dominam a cena e ampliam espaço na Câmara e no Senado

O Maranhão político está dando as cartas em Brasília. Ontem, os quatro eventos mais importantes do Congresso Nacional foram protagonizados por parlamentares maranhenses, e hoje mais um deve estar no epicentro da cena política ao migrar temporariamente da Câmara Federal para a Esplanada dos Ministérios, onde já se encontram dois deles. Essa movimentação intensa de deputados federais e senadores confirmam a avaliação de que, ainda que não formem um bloco homogêneo brigando pelo Maranhão, uma vez que estão espalhados pelas mais diversas legendas partidárias e vinculados a grupos e tendências de direita e de esquerda, integrantes da bancada maranhense no Legislativo federal têm atuado de maneira diferenciada, cada um marcando espaço à sua maneira. Além do senador Flávio Dino (PSB), que comanda o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a senadora Eliziane Gama (PSD) e os deputados federais Rubens Jr. (PT), Duarte Jr. (PSB), André Fufuca (PP), Juscelino Filho (UB) e Pedro Lucas Fernandes (UB) abrem espaço com atuações destacadas no Congresso Nacional.

O dia de ontem foi expressivo, com a atuação da senadora Eliziane Gama (PSD) como relatora da CPMI dos Atos Golpistas, onde enfrenta agressões e todo tipo de artimanha da bancada bolsonarista com o objetivo de minar sua segurança e a sua determinação de apurar os fatos e, se for o caso, denunciar os envolvidos na trama golpista à Justiça. A senadora maranhense   já viveu altos e baixos nessa tarefa, mas é fato que vem se consolidando como um quadro diferenciado no Senado, a ponto de inspirar na Bancada Feminina a criação de um movimento destinado a lançá-la à presidência do Senado e do Congresso Nacional.

A atuação do deputado federal Rubens Jr. (PT) como relator da minirreforma eleitoral vem surpreendendo. Primeiro pela autoridade parlamentar que ganhou ao ser escolhido pelo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL) entre dezenas de deputados com boa formação e larga experiência, tanto na esquerda quanto da direita, na situação ou na oposição. O presidente Arthur Lira não entregaria essa tarefa a um colega que não tivesse o preparo e a vivência para coordenar os trabalhos de um grupo politicamente heterogêneo, com visões e interesses conflitantes numa matéria tão sensível – para se ter uma ideia, a sub-relatora é ninguém menos que a deputada Dani Cunha (UB-RJ), filha do ex-deputado Eduardo Cunha. Sem alarde, bem ao seu estilo, o deputado Rubens Jr. conseguiu fazer a sua parte sem abrir mão da função de coordenar a atuação dos deputados e senadores do PT na CPMI dos Atos Golpista, missão que lhe foi dada pelo comando nacional do PT.

Montado no lastro que construiu como advogado militante na área de defesa do consumidor e que tem seu nome associado ao Procon do Maranhão, o deputado federal Duarte Jr. chamou a atenção como relator do projeto que altera as regras dos planos de saúde. O ponto forte do relatório são as regras que impedem reajustes abusivos na mensalidade dos planos coletivos, uma vez que pelas normas atuais, esses mecanismos protegem apenas os planos individuais. O parlamentar tem tido atuação forte num grupo de jovens parlamentares focados em ações para melhorar a educação no País, e também integra a linha de frente da bancada governista no enfrentamento à oposição, principalmente a banda bolsonarista.

O deputado Pedro Lucas Fernandes agitou o cenário do Congresso Nacional ao criar a Frente Parlamentar de Defesa da Exploração de Petróleo na Margem Equatorial, trombeteando milhões de vozes favoráveis àquela atividade, que poderá turbinar a posição do Brasil como produtor de petróleo e reforçar a economia da região, incluindo a do Maranhão. Nesse contexto, o deputado federal André Fufuca (PP) deve assumir nas próximas horas o Ministério do Esporte, em nome do seu partido. E como todo peso tem o seu contrapeso, o deputado federal Juscelino Filho (UB) aguarda a palavra do presidente Lula da Silva (PT) sobre seu futuro no Ministério das Comunicações.

O fato é que esses jovens políticos estão fazendo seus nomes e vão dar as cartas no Maranhão em pouco tempo.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *