Reitor e pró-reitores da UFMA realizam visitas e inaugurações no Centro de Ciências de Pinheiro

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, acompanhado de pró-reitores, superintendentes e diretores, visitaram na quarta-feira, 31, e, na quinta-feira, 01, os hospitais do município de Pinheiro para fortalecer o campo de prática para alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina do Centro de Ciências de Pinheiro (CCP). Além disso, foram realizadas inaugurações de obras que garantem a qualidade no ensino para a comunidade acadêmica.

Durante a visita ao CCP, houve também diálogos entre discentes e docentes do campus a fim de apresentar as ações da Universidade e os principais pontos de melhorias que foram executados nos campi, como também ouvir a comunidade acadêmica acerca de seus anseios e necessidades.

O reitor frisou que os encontros, reuniões e inaugurações em Pinheiro tiveram como objetivo em comum proporcionar melhorias para todo o corpo docente, discente e técnico-administrativo da Universidade. “Viemos inaugurar vários espaços acadêmicos que vão fortalecer cenários de práticas que gera uma necessidade premente e demandada pelos docentes e discentes. Debatemos com nossos alunos, professores e técnicos, pontos que vamos encaminhar com expectativa para o Governo Federal, a fim de atender as demandas que são necessárias, pois isso fortalece o Centro, o cenário de prática e amplia o universo de competência e qualidade na formação de nossos alunos. A vinda à Pinheiro foi muito produtiva, além das visitas que fizemos na rede básica de saúde; o diálogo com o prefeito do município, juntamente com a secretária de saúde, com a diretora da maternidade; aproveitamos para estarmos cada vez mais próximos da nossa comunidade acadêmica, pois a presença física faz a diferença”, declara.

Inaugurações 

Durante a visita ao Centro de Ciências de Pinheiro, foram realizadas ações e inaugurados ambientes práticos de educação física. Na manhã de quarta-feira, 31, a primeira ação foi destacada no Fórum de Pinheiro, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça, através da parceria do Programa Institucional UFMA Saudável, juntamente com a Liga de Sustentabilidade do Maranhão – Ecoliga. UFMA Saudável é um programa realizado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da Ageufma, desde 2016, e tem como objetivo oferecer serviços de avaliações físicas, médicas, psicológicas e nutricionais. Já são 4 edições que atenderam mais de 1.000 servidores.

Ainda no cenário de inaugurações, o reitor estreou a Sala de Videoconferência do Centro, um espaço que será utilizado para reuniões on-line, defesas de TCC, Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado de forma remota, participação em eventos virtuais, entre outras atividades. A sala possui um equipamento de alta tecnologia, com som 3D, e imagem teleguiada sob comando da voz, que facilitará ações de descentralização.

Foram inauguradas, também, a Sala de Dança, a Quadra Poliesportiva e o Campo de Futebol Society, que servirão para atividades curriculares e de extensão. As estruturas contam com equipamentos necessários para o uso e uma infraestrutura de pisos, espelhos, iluminação, barras, vestiários, que trarão benefícios significativos para aulas práticas de todos os cursos.

O coordenador do curso de Educação Física do Centro de Pinheiro, Carlos Dias, reforçou que esses espaços inaugurados irão oferecer qualidade no ensino. “As salas inauguradas, especialmente a Sala de Dança e o Campo Society, vão agregar muito nas disciplinas, sobretudo as práticas dos alunos. Isso de fato traz uma qualidade para os nossos alunos e docentes. Além de garantir uma tranquilidade para o campus de Pinheiro, em que toda a comunidade acadêmica vai ter mais espaços pra vivenciar e ter alguma recreação”, expressa.

Visitas

A equipe da UFMA promoveu visitas de alinhamento em unidades de saúde e na Prefeitura Municipal de Pinheiro, visando reforçar o seu compromisso em relação às atividades práticas dos discentes da Universidade.

Foram visitados o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Dr. Antenor Abreu, Hospital Municipal Materno Infantil e o canteiro de obras do primeiro hospital oncológico da região, Fundação Antônio Jorge Dino. A ação teve como finalidade alinhar parcerias e discutir com dirigentes das unidades a utilização desses equipamentos para ampliar o campo de prática dos estudantes de medicina e enfermagem do Centro de Ciências de Pinheiro.

O Diretor do Centro de Ciências de Pinheiro (CCP), Alexandre Fonseca, reforça o compromisso em estreitar laços que oferecem oportunidades e ganhos não só para a comunidade acadêmica, assim como para os moradores da região que terão profissionais qualificados.

“Para a Universidade é excelente a parceria entre a Universidade e esses hospitais, porque teríamos mais um hospital pra atender os nossos alunos da área da saúde, que engloba área da enfermagem, da educação física, da medicina, entre outros. Então essa visita do professor Natalino aqui é exatamente pra fortalecer esse laço das instituições e a região do município Pinheiro, como também das cidades que estão em torno da baixada maranhense”, pontua.

Segundo a superintendente do Hospital Universitário da UFMA, Joyce Santos Lages, toda a estrutura dos cursos são pensadas para qualificar os futuros profissionais e garantir um retorno para a população.

“A implementação do curso de medicina, de enfermagem e os demais cursos que foram estruturados aqui em Pinheiro tem modificado de forma positiva o cenário da cidade e em toda região da baixada. Essas parcerias com unidades de saúde, qualificam assistência, servem de campo de aprimoramento, de ensino e aprendizado para os nossos alunos e também fomentam pesquisa na região e eu acho que isso é muito rico para toda a sociedade” salienta Joyce.

Diálogos

Além de garantir qualidade no ensino práticos para os discentes, o reitor Natalino Salgado se reuniu com docentes, discentes e técnicos da instituição para apresentar os avanços da Universidade. No decorrer dos encontros, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de ouvir e expressar suas satisfações e pontuar necessidades específicas de cada área.

O discente do curso de Enfermagem do campus de Pinheiro, Paulo Cesar Sampaio Pires, avaliou esse momento de diálogo de forma produtiva. “A reunião foi completamente significativa. Ser ouvido pela gestão e pelas pessoas que compõem a equipe da nossa reitoria é de suma importância para a gente saber o que está sendo feito, o que pode ser feito e o que não pode. Como em alguns casos, a gente sabe que tem muitas coisas não dependem somente da nossa reitoria. Então, isso é muito importante e parte do reconhecimento do aluno como participante efetivo da construção da universidade e precisa ser cada vez mais incentivado. Essa atenção e reconhecimento da reitoria conosco é relevante para entendermos nosso papel dentro da instituição” destaca.

O espaço de trocas entre gestão e comunidade acadêmica reforça o compromisso da Universidade em garantir um ensino, pesquisa e extensão de qualidades. A visita e participação de assuntos voltados para o Centro de Ciências de Pinheiro irá fortalecer esse cenário favorável para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *