TV Assembleia estreia nova programação voltada para mostrar e debater o Maranhão

 

Acima: Elda Borges entrevista Rodrigo Lago; no meio,
Karla Bianca conversa com Ana do Gás e embaixo,
Fábio Cabral media debate comparticipação do
vice-governador Felipe Camarão sobre educação

Num tempo em que, a exemplo do que acontece em todo o planeta, a comunicação de massa no Maranhão está vivendo as turbulências de uma transformação radical, em meio à qual os veículos de comunicação tradicionais, em especial a televisão, tentam se reinventar para enfrentar a concorrência dos portais de notícia e das controversas e incontroláveis redes sociais, a TV Assembleia, braço jornalístico do Poder Legislativo, faz a diferença com sua programação.

A nova grade programática, lançada segunda-feira (03), contém 11 itens, lança novos programas, ajusta programas consagrados e dinamiza os tradicionais. Essas mudanças estão sendo comandada pela competente e experiente jornalista Jaqueline Heluy, que assumiu a Diretoria de Comunicações em fevereiro, que recebeu da presidente Iracema Vale (PSB) carta branca para inovar e desde então vem dedicando os esforços da sua tarimbada equipe para tornar mais dinâmica e informativa a programação da TV Assembleia.

O carro-chefe da programação é o telejornal Assembleia em Foco”, levado ao ar de segunda às sextas-feiras em duas edições, a primeira às 13h, com apresentação de Ronald Segundo, e a segunda às 18h, com Ely Coelho. E os informativos importantes sobre as atividades do parlamento: “Tira-Dúvidas Legislativo”, de segunda a sexta-feira (durante a programação), com produzido e apresentado pelas jornalistas Ananda Fontenele e Adriane Paiva. E o informativo “Explica Comissões”, de segunda a sexta-feira (durante a programação).

Um dos carros-chefes da programação, o “Café com Notícias”, levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, sob a condução da competente jornalista Elda Borges, ganhou nova dinâmica, como ficou demonstrado nas primeiras cinco edições. Foram entrevistados o deputado Rodrigo Lago (PCdoB) – 1º vice-presidente da AL, que mostrou o preparo e a visão aberta da nova geração de parlamentares; o deputado Júlio Mendonça (PCdoB),que ganhou o desafio de presidir a Comissão de Meio Ambiente;  o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel Célio Roberto de Araújo, sobre as providências de apoio a desabrigados das enchentes; o padre  Gutemberg Feitosa, pároco da Igreja São Maximiliano Kolbe, do Vinhais, sobre a simbologia da Semana Santa, e o deputado Leandro Bello (Podemos), um dos mais ativos entre os novos integrantes do parlamento.

Outro destaque da grade é o programa “Toda Mulher”, levado ao ar às quartas-feiras, sob a condução da jornalista Karla Bianca. Na primeira edição, o programa marcou época ao entrevistar a deputada Ana do Gás (PCdoB), que no terceiro mandato é considerada uma referência de como a mulher pode atuar forte na pública. Política já experiente, que atua intensamente nas articulações de bastidor, Ana do Gás se movimenta como represente das suas bases eleitorais e como legisladora, com projetos que visam sobre tudo fortalecer a posição da mulher. “Uma mulher bem informada, bem esclarecida, vai conseguir perceber o ciclo de violência em que vive e vai poder rompê-lo”, assinalou Ana do Gás durante a entrevista.

Uma novidade com o peso da inovação é “Contraplano”, programa em formato de mesa redonda, ancorado pelo jornalista Fábio Cabral, com a participação de três convidados para discutir temas diversos. Outros destaques são “Dentro da Área”, atração esportiva semanal apresentada pelos jornalistas Gregório Dantas e Ana Tereza, sempre às segundas-feiras, às 20h, e séries como “Tesouros do Maranhão”, com produções especiais sobre a história, as belezas e as raízes culturais do estado, às 12h; 16h e 19h30; e “Maranhão e suas Maravilhas”, que reúne cliques fotográficos retratando as belezas maranhenses.

“É uma nova programação, pensada e produzida a partir de um planejamento cuidadoso e abrangente, que contemplará o cidadão com mais notícias do nosso Parlamento, informações do dia a dia do estado e debates sobre os temas em evidência na comunidade. Um trabalho feito por uma equipe competente e dedicada, que há anos já vivencia as produções na Casa”, ressalta a diretora de Comunicação da Assembleia, Jacqueline Heluy.

A programação da TV Assembleia pelo canal aberto digital 9.2 (TV aberta), Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309).

Em meio à pobreza programática das TVs abertas, a TV Assembleia é uma rica opção de bons programas sobre o Maranhão.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *