Helena Heluy representa mulheres protagonistas na homenagem da Assembleia Legislativa

Em nome das homenageadas, a ex-deputada Helena Heluy fala e é ouvida com respeito pela presidente Iracema Vale e demais deputadas

A sessão de terça-feira, na qual a Assembleia Legislativa focou no Dia Internacional da Mulher, várias mulheres foram destacadas pelo seu protagonismo, como, por exemplo, a procuradora de Justiça Elimar Figueiredo, que chefiou o Ministério Público do Maranhão por duas vezes. Mas foi a jornalista, procuradora de Justiça e militante política, que exerceu mandatos de vereadora de São Luís e deputada estadual, Helena Heluy, que simbolizou a homenagem. Aos 93 anos, ainda muito lúcida e ativa. Helena Heluy conhece todos os vieses da vida feminina, principalmente por conta das profissões que exerceu. Como jornalista, conheceu de perto os problemas e as mazelas sociais e econômica das mulheres do Maranhão na segunda metade do século passado, os quais denunciou com firmeza. Como integrante do Ministério Público, tendo sido promotora e procuradora de Justiça, ela avançou em profundidade nesses problemas. E completou seus conhecimentos sobre a situação das mulheres em São Luís e no Maranhão quando exerceu mandatos de vereadora de São Luís e de deputada estadual – passou uma década na Assembleia Legislativa pregando contra as mazelas sociais do Maranhão e do País.

Foram homenageadas ainda a coronel/PM Augusta Andrade, primeira comandante da Patrulha Maria da Penha; Susan Lucena, primeira diretora da Casa da Mulher Brasileira, Isabelle Passinho, suplente de deputada estadual e dirigente do PSB, representando a classe das pessoas com deficiência; Ana Graziella Costa, juíza do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA); e a delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias Especiais da Mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *