Sagrima e UFMA iniciam tratativas para formalização de acordo de cooperação técnica

Reitoria da UFMA — Equipes da Sagrima e da UFMA com o secretário José Antônio Heluy, o secretário adjunto Nonato Chocolate e o reitor Natalino Salgado – Ascom UFMA

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), representando o Governo do Maranhão, iniciou tratativas na segunda-feira (23) com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a universidade e o Governo.

A reunião teve a participação do secretário José Antônio Heluy; do reitor Natalino Salgado; do secretário adjunto Nonato Chocolate; do pró-reitor da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA), Fernando Carvalho; do diretor do Colégio Universitário da UFMA, Paulo Sérgio Castro Pereira, e equipes técnicas de pesca e agronomia da Sagrima.

“Agradeço ao reitor Natalino Salgado a receptividade. Foi muito boa esta aproximação coma UFMA, que permitirá a troca de conhecimentos e possibilitará o fechamento de grandes parcerias futuramente com o Governo do Maranhão”, declarou o secretário José Antônio Heluy.

O acordo incluirá duas ações. A primeira é o estudo técnico de viabilidade para a instalação de tanques-redes, por parte da equipe de engenheiros de pesca da Sagrima, para a criação de peixes e alevinos nas duas lagoas existentes na Cidade Universitária Dom Delgado, no campus do Bacanga. A iniciativa servirá de campo para pesquisa e extensão.

A segunda ação prevê a implantação do Projeto Hortas Pedagógicas no Colégio Universitário da UFMA (Colun), por equipe de agrônomos da Sagrima, para o cultivo de hortaliças com sementes de elevado potencial genético e de mudas de abacaxi pelos alunos do curso técnico de meio ambiente do Colun. As hortas pedagógicas funcionam como um laboratório de desenvolvimento de atividades alimentares que ajudam não só dentro da escola, mas na família e na comunidade. O projeto permite aos alunos saírem da teoria, ampliando o conhecimento em uma prática saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *