Com força política incomum, Brandão mostra confiança no Governo que realizará a partir de amanhã

Carlos Brandão recebeu ontem a visita de José Sarney no Palácio dos Leões: bons conselhos

“Governarei pela união de todas as forças que querem o melhor para o Maranhão. Do menor ao mais alto cargo, vamos trabalhar juntos tendo o povo como o principal foco de nossa gestão”. Com essa mensagem, postada ontem na sua conta no Instagram, o governador Carlos Brandão (PSB) reafirmou, um dia antes da posse para o que será o seu Governo de fato, o discurso de campanha segundo o qual pretende governar num ambiente de unidade e estabilidade política. O post foi feito horas antes de ele receber um visitante ilustre no Palácio dos Leões, o ex-presidente da República José Sarney (MDB), com quem trocou impressões sobre os avanços do Maranhão e sobre a vitória do ex-presidente Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. Como que indiferente às tensões que ainda mexem com o País, o governador exibe estado de ânimo que revela despreocupação em relação a terremotos que possam estar a caminho.

Carlos Brandão tem bons motivos para exibir um ar de confiança e otimismo. Sua reeleição em turno único, reforçada pela eleição do ex-governador Flávio Dino (PSB) para o Senado e pela ampla e sólida maioria aliada na Assembleia Legislativa e com bons reforços na Câmara Federal, ao que se soma à histórica volta do ex-presidente Lula da Silva (PT), de quem é aliado, ao poder, lhe deu uma base de apoio político excepcional, pouco vista na história recente do Maranhão. Não bastasse isso, ele vai iniciar o seu próprio mandato no comando de um Governo ajustado, que conhece a fundo e em pleno andamento, com programas importantes e inovadores já implantados e consolidados, e com margem para ampliar o leque de ações. Assim, ao contrário de governadores que assumirão dando saltos no escuro, ele iniciará o mandato amanhã como se estivesse no comando do seu próprio veículo, revisado e com tanque cheio.

Na sua pauta encontrará também desafios nada desprezíveis. Por maiores que tenham sido os avanços recentes, com investimentos maciços o campo social – Escola Digna, escola em tempo integral, Iemas, restaurantes populares, nova rede de saúde, segurança pública, entre outros, que precisam ser mantidos e ampliados -, o Maranhão é um estado onde a desigualdade é ainda afrontosa, com milhares de cidadãos lutando por uma oportunidade no processo de inclusão. O governador Carlos Brandão tem consciência dessa realidade e tem dito que vai ataca-la com obstinação e racionalidade nos próximos anos. Sabe que se não entrar para valer nessa guerra, pode pagar preço político elevado daqui a quatro anos.

No seu caso, o tamanho do desafio é relativamente minimizado pelo suporte político que detém. Internamente, tem maioria segura na Assembleia Legislativa e caminha para ver eleito na presidência do parlamento um nome da sua escolha, a deputada Iracema Vale (PSB). No plano federal, além de dois dos três senadores, pode contar com pelo menos 12 dos 18 deputados federais. Mas o ponto mais forte está na sua relação com Lula da Silva, de quem foi parceiro importante na corrida eleitoral e que estará no comando do País a partir de amanhã, e no prestígio do senador eleito Flávio Dino, que assumirá o Ministério da Justiça, podendo também contar com o suporte do deputado federal reeleito Juscelino Filho (União Brasil), que fará um desembarque surpreendente no Ministério das Comunicações, podendo ainda ter produtiva interlocução com a  futura ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara.

A visão do governador reeleito sobre o Maranhão com seu potencial e desafios foi certamente ampliada ontem, na conversa que manteve com o seu mais ilustre visitante do dia, o ex-governador e ex-presidente da República José Sarney (MDB). Os dois conversaram longamente “sobre os avanços do estado e também sobre a consolidação da vitória do presidente Lula”. Já elevado à posição de sábio, José Sarney deve ter-lhe dado bons conselhos, uma contribuição oportuna para reforçar a confiança que vem mostrando nos resultados do seu próximo governo.

Via Repórter Tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *