
A declaração de apoio do vereador Otávio Soeiro (Podemos) à candidatura do colega Paulo Victor (PCdoB) à presidência da Câmara Municipal de São Luís reforça a tendência rascunhada há semanas indicando que o candidato da situação, vereador Gutemberg Araújo (PSC), dificilmente reverterá o quadro já definido.
Paulo Victor se revelou um articulador eficiente, contando com o suporte do seu partido e com o incentivo do Palácio dos Leões, ou seja, do governador Flávio Dino e do vice-governador Carlos Brandão. Na conta de ontem, ele já contava com 18 dos 31 votos, e com a possibilidade de chegar a 20.
O vereador Gutemberg Araújo, mesmo sendo uma reserva moral e ética da Câmara Municipal, se lançou candidato no meio de uma guerra política dura, sendo apoiado pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos), que vem enfrentando problemas como a greve nos transportes, e pelo senador Weverton Rocha (PDT), que vem perdendo força na corrida aos Leões. O atual presidente da Câmara Municipal, Osmar Filho (PDT), não tem cacife para fortalecer o candidato apoiado pelo seu partido.
Em resumo: faltando menos de um mês para a eleição, e amenos que aconteça uma reviravolta surpreendente, a disputa na Câmara de São Luís parece definida a favor do vereador Paulo Victor.