Pré-candidatos já contam com gurus para a guerra pelo voto

José Reinaldo Tavares, Erlânio Araújo e César Pires: vozes de peso 

Os cinco pré-candidatos ao Palácio dos Leões com projetos eleitorais melhor definidos até aqui são Carlos Brandão (PSD), Weverton Rocha (PDT), Edivaldo Holanda Jr. (PSD) e Lahesio Bonfim (PTB) e Josimar de Maranhãozinho (PL) se movimentam orientados ou aconselhados por aliados e gurus que manifestam diferente vozes.

Carlos Brandão conta como aconselhamento do ex-governador José Reinaldo Tavares, que sabe tudo de política do Maranhão e tem no currículo uma eleição vencida em apenas um turno (2002); do ex-prefeito de São José de Ribamar e secretário de Assuntos Estratégicos Luís Fernando Silva, que conhece as entranhas da política estadual e tem a experiência de duas eleições com mais de 80% dos votos; do ex-prefeito de Tuntum, Cleomar Tema, que tem expertise em eleições majoritárias.

Weverton Rocha tem no prefeito de Igarapé Grande e presidente da Famem Erlânio Xavier (PDT) como “homem forte” do seu projeto de candidatura, e tem como interlocutor e avalista destacado o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), contando também com o jornalista Leandro Miranda como o responsável pela sua ativa área de comunicação. Vale destacar que o senador pedetista, consulta aliados, mas costuma ele próprio tomar suas decisões.

Edivaldo Holanda Jr. (PSD) tem três conselheiros. O deputado estadual César Pires é o principal estrategista do projeto de candidatura do ex-prefeito de São Luís. O deputado federal Edilázio Jr. é presidente do PSD no Maranhão e foi o grande responsável por levar o ex-prefeito para o seu partido. Além disso, Edivaldo Holanda Jr. ouve com atenção o pai, o experiente deputado estadual Edivaldo Holanda (PTC).

Lahesio Bonfim (PTB), prefeito reeleito de São Padro dos Crentes, é uma espécie de outsider, que não tem conselheiros influentes e confia plenamente na sua experiência o nos seus conhecimentos e instintos. É o caso de Josimar de Maranhãozinho (PL), político forjado no batente e que só confia nos seus próprios instintos.

Até agora não se tem notícia de que algum marqueteiro já esteja no circuito, mas logo eles vão aparecer para exercer influências fortes para seus contratantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *