Mutirão de cirurgias eletivas é lançado no Hospital Dr. Carlos Macieira

O Governo do Maranhão inicia, nesta sexta-feira (27), novo mutirão de cirurgias de eletivas. Ao todo, 400 cirurgias serão realizadas até o mês de dezembro, sendo 200 cirurgias gerais e 200 destinadas a cirurgias urológicas. Nesta primeira fase, que ocorre até 29 de setembro, serão 40 procedimentos de cirurgia geral.

A ação irá diminuir a fila de espera em cirurgias geral e de urologia. O mutirão de cirurgias geral foi dividido em cinco etapas. A primeira ocorre entre 27 e 29 de setembro. As etapas seguintes ocorrerão em outubro, com procedimentos cirúrgicos de colecistectomia vídeolaparoscópica (CVL) e hérnia. Durante os procedimentos de urologia serão realizadas cirurgias de hidrocele, varicocele, postectomia e RTU. A urologia é uma das especialidades mais procuradas no HCM. O mutirão desta especialidade ocorrerá entre os meses de novembro e de dezembro.

Os pacientes são regulados pelo Sistema estadual de Saúde e passam por triagem, que avalia as condições de saúde para a submissão à cirurgia. Os procedimentos cirúrgicos têm duração de 45 minutos a 1 hora, com pós-operatório de, em média, 24 horas para observação.

O deputado estadual Neto Evangelista destinou recurso de emenda parlamentar, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para a realização de cirurgias eletivas, em São Luís.

A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) visa diminuir a fila de espera. No último mês foram realizadas 90 cirurgias durante o mutirão urológico. A unidade é gerenciada pelo Instituto Acqua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *