Em Viana, Fórum da Baixada realiza confraternização e homenageia personalidades

No último sábado, dia 08 de dezembro, o Fórum da Baixada em Defesa da Baixada Maranhense – FDBM promoveu a sua Confraternização Natalina no município de Viana, mais precisamente na MA-014 Sitio Suely Veloso. O Evento foi coordenado pelo 1º Vice-presidente, o vianense Nélio Júnior, que não mediu esforços para que a confraternização fosse regada com comida saborosa e boa música, na voz de Priscila Carvalho.

O Fórum da Baixada vem cumprindo a missão institucional, ser um canal de interlocução com as mais diversas esferas do poder público, discutindo, reivindicando e propondo sugestões a fim de superar as necessidades histórias da nossa região. Com pouco mais de três anos de existência, anda com as próprias pernas e contabiliza muitos resultados positivos, motivos pelos quais seus diretores elegeram a Cidade de Viana como a primeira cidade do interior a sediar a confraternização da entidade fora da capital.

A chegada dos forenses em expedição coincidiu com as comemorações do dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Sob fortes saraivadas de foguetes, os forenses pararam para contemplar o rio Maracu e se encantarem com suas belezas. Em seguida dirigiram-se ao evento, no Sítio de Suli Veloso: uma belíssima construção moderna inspirada nas estearias no século XVIII, em que os povos baixadeiros fabricavam suas casas suspensas por estacas, para se protegeram das fortes enchentes.

O almoço foi servido. O cardápio não poderia ser mais adequado: torta de traíra seca, pato ao molho, creme de camarão, peixe escabeche. A sobremesa, além de doces e frutas variadas, não faltou a tradicional juçara.

As homenagens deste ano foram para o Deputado Raimundo Cutrim, pela iniciativa de lei que tornou o FDBM de Utilidade Pública; Dr. Gusmão Araújo, Prof. da UEMA responsável pela gestão do Projeto Bosques na Baixada e Elinajara Pereira, pelos relevantes serviços prestados ao FDBM, como Secretária e Gestora do Projeto de Turismo na Baixada.

O evento teve a cobertura da Rádio e TV Maracu que procedeu imagens e entrevistas, com a Repórter Tânia e equipe. No decorrer da Confraternização, muitos forenses e vianenses usaram a palavra para agradecer e parabenizar o Fórum em Defesa da Baixada, bem como desejar que o espírito natalino se renove a cada ano e que a Nação Baixadeira permaneça unida para que a região seja reconhecida por seus filhos e pelo Poder Público.

Com informações da Folha de SJB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *