Viana 263 anos: zelo pela tradição gloriosa

Por: Nélio Júnior

Viana é a Quarta cidade mais antiga do Maranhão e, em 8 de julho de 1757, elevou a nova povoação à categoria de “Vila”. O nome Viana foi uma homenagem à cidade portuguesa de Viana do Castelo. Utilizando-se da mão de obra escrava, em meados do século 19, o município atingiu o destaque comercial, advindo principalmente da lavoura do algodão, seguida do arroz, milho e mandioca. Com prosperidade econômica, o município também se distinguia na produção literária e foi berço de intelectuais como Estêvão Carvalho, Celso Magalhães, os irmãos Antônio e Raimundo Lopes, Astolfo Serra, Ozimo de Carvalho e Travassos Furtado. Também como ficou conhecida por ser a Cidade da Música, de Dilú Mello, entre outras personalidades da cultura.

Infelizmente, o patrimônio histórico se deteriora, dia após dia na cidade, bem como todo o conjunto de suas mais ricas tradições.  Sem planejamento e sem a necessária infraestrutura, a centenária cidade cresce de forma desordenada, acarretando ou agravando muitos problemas. Com uma população atual de mais de  55.257 habitantes, Viana entrou no século XXI com desafios gigantescos a serem vencidos

Precisamos resgatar nossa história e levar Viana novamente a ser destaque. Como cidade-polo, tem o papel de liderar o crescimento da Baixada e isso só conseguiremos quando as políticas públicas estiverem voltadas para Educação, Cultura e para o incremento do Turismo. Esta é a nossa luta, pois como diz o intelectual Travassos Furtado, em sua obra Minha vida, minha luta: “Viana é uma terra de tradição gloriosa. Cabe aos vianenses o sublime dever de amar a sua terra, zelando por tão rico patrimônio, cuja memória deve conservar-se imortal e transmitida de geração a geração como testemunho da gloriosa história de Viana e dos vultos ilustres que fizeram sua grandeza”.

Parabéns, Viana, pelos seus 263 anos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *