PREFEITURA DE VIANA PODE SER RESPONSABILIZADA POR PROVÁVEL CONTAMINAÇÃO DE AGENTE DE SAÚDE TRABALHANDO SEM PROTEÇÃO

A foto do agente saúde, Edson Araújo, realizando procedimentos na rodoviária de Viana chegou a ser amplamente divulgada no município, denunciando a falta de equipamentos de proteção aos profissionais do município. Logo no início da pandemia no país, a Prefeitura de Viana instalou um posto de aferição de temperatura na rodoviária, sem que houvesse álcool, luvas ou toucas. A única máscara disponível estava jogada em cima da mesa, com risco iminente de contaminação. Nenhuma orientação havia sido dada ao profissional sobre a gravidade dos riscos da infecção mais letal que já tem notícia na atualidade.

Nos últimos dias, o profissional tem apresentadosuspeitas de contaminação pela covid-10. Edson está com dificuldades respiratórias, internado no hospital municipal José Murad, apenas aguardando leito em São Luís para ser transferido. Ele já fez o teste para comprovar se foi infectado e agora permanece em isolamento. Até o momento, não há qualquer posicionamento oficial da Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso. Além de ter mais de 60 anos, o agente de saúde possui problemas cardíacos, o que agrava ainda mais a responsabilidade da Prefeitura de Viana.

Além de ter sido visto, em diversas ocasiões, rodeado de pessoas, o prefeito de Viana, MagradoBarros, chegou a promover esta semana uma reunião presencial, com dezenas de comerciantes locais para decidir, em uma audiência pública, sobre o funcionamento comércio. Magradodescumpre, publicamente, as medidas protetivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Caso seja confirmada a contaminação pelo coronavírus dofuncionário do município, está comprovado que oprefeito age como irresponsável cujo mau exemplo pode ser imputável de penalidades a serem apresentadas pelo Ministério Público ou pelos familiares do enfermo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *