Prefeitura de São Luís realiza ação de reordenamento urbano no Centro da capital

Fiscais da Blitz Urbana retiram objetos que estavam obstruindo a passagem em calçadas no Centro

Ação teve o objetivo de promover o remanejamento de comerciantes informais que estavam ocupando espaços no entorno das praças Deodoro e Pantheon, que estão sendo requalificadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís realizou, na manhã desta quarta-feira (07), o remanejamento de comerciantes informais que ocupavam os espaços no entorno das praças Deodoro e Pantheon, no Centro de São Luís. Os locais estão recebendo obras de requalificação realizadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura de São Luís. A ação, realizada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, por meio da Blitz Urbana, visa o ordenamento do espaço e a garantia da trafegabilidade dos pedestres. Depois de negociação os vendedores foram realocados para ao lado da escola Liceu Maranhense.

No local, os trabalhos de requalificação estão transformando o cenário do principal centro comercial da cidade, tornando-o cada vez mais atraente aos consumidores e condizente com o trabalho de revitalização que está sendo implementado por todo o Centro de São Luís com obras que contemplam ainda o Complexo Deodoro (composto pelas praças Deodoro e Pantheon e as alamedas Gomes de Castro e Silva Maia).

O secretário Adjunto de Fiscalização da Blitz Urbana, Samuel Doria, ressaltou que a ação de reordenamento foi mais uma etapa da retomada do espaço público no Centro da cidade. “Em breve as praças  Deodoro e Pantheon serão entregues a população, essa operação é para garantir o ordenamento do espaço e a trafegabilidade dos pedestres”, assinalou.

De maneira ordeira e pacífica, com o auxílio dos vendedores, homens do Grupo Tático Urbano (GTU) usaram um caminhão da Blitz Urbana para remover os ambulantes, manequins e outros materiais que estavam obstruindo as calçadas públicas em inconformidade com a Lei nº 4590.2006, que trata sobre muros e calçadas. A iniciativa proporcionou a melhora imediata do aspecto visual e urbanístico e reordenou o espaço. A ação é coordenada pela Blitz Urbana com apoio da Guarda Civil e Policia Militar.

Analisando o aspecto urbanístico da área, a jovem empresária Tereza Raquel, de 32 anos, considerou que a organização da área facilitará a vida de todos que passam diariamente pelas alamedas Gomes de Castro e Silva Maia e as ruas Grande, Rua do Passeio e Rio Branco. “Sou a favor de que tudo seja feito de maneira correta, os vendedores se regularizem, coloquem suas barracas móveis com a licença da Prefeitura de modo que não venha atrapalhar ninguém e o Centro seja preservado”, disse.

OBRAS

Com obras em andamento, as praças Deodoro e Pantheon seguem o cronograma previsto. Na Praça Deodoro está sendo concluída a área administrativa, com pintura, instalação das divisórias e louças dos banheiros. Na área central da praça, está sendo finalizada a pavimentação em concreto e granito e os serviços na área de paisagismo. No local os trabalhos incluem a execução de serviços de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla, ainda, a implantação de sistema de sinalização, com elementos que favorecem acessibilidade. Na Praça do Pantheon e alamedas Gomes de Castro e Silva Maia os trabalhos estão sendo finalizados.

Já na Rua Grande as obras realizadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura de São Luís avançaram, na última semana, para a quarta e a quinta quadras da via. A primeira e segunda quadra já se encontram com os serviços estruturais finalizados, aguardando acabamento com limpeza do piso, instalação da iluminação e do mobiliário urbano, que será realizado em outra etapa da obra. A terceira quadra já conta com calçada e instalações concluídas e recebe serviços de pavimentação, com instalação de bloco intertravado na área central.

Esta semana, os serviços seguem com a pavimentação da quarta quadra, prevista para ser concluída até o início da segunda quinzena de novembro, quando começa a concretagem da quinta quadra – onde já foram iniciados os serviços de demolição com remoção do pavimento em paralelepípedo e substituição das redes subterrâneas de água e esgotos e também da rede elétrica.

A requalificação urbanística da Rua Grande no sentido Deodoro – João Lisboa, a partir da Rua do Passeio, foi iniciada em abril deste ano. A superintendência do Iphan e a Prefeitura de São Luís vêm acompanhando de perto os trabalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *