Zé Martins participa da Oficina Sebrae de Empreendedorismo em Bequimão-MA

BEQUIMÃO – Investir no empreendedorismo é fomentar as oportunidades, criando renda e gerando empregos. Desta forma, a Prefeitura de Bequimão em parceria com o Sebrae Maranhão, está realizando no município, a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE) que está beneficiando com cursos, palestras e oficinas, 400 empresários, microempreendedores individuais e potenciais empresários da cidade de Bequimão, localizado no coração da Floresta dos Guarás, no Litoral Ocidental Maranhense, que vivem a expectativa da oficina Como Desenvolver uma Empresa de Sucesso. Promovida pelo Sebrae, a capacitação iniciou nesta segunda-feira (16) no município e, em números de inscritos, está entre uma das maiores já realizadas no Estado. O encerramento vai acontecer nesta sexta-feira (20).

A Sala do Empreendedor foi responsável pela mobilização do  público, que aceitou o convite e compareceu em grande número na abertura do evento, que contou a presença do prefeito Zé Martins. Os participantes vão poder viver uma completa imersão no universo do conhecimento empreendedor em um ambiente pensado para estimular práticas empreendedoras e ajudar no fortalecimento de empresas que nascem e se consolidam durante essa capacitação de massa do Sebrae. Durante a abertura, o prefeito de Bequimão falou da importância da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae.

“É uma parceria que não iniciou agora, hoje aqui apenas complementa as ações que já fazemos desde 2013, o que já realizamos mais de mil cursos e capacitações e mais de 1.300 pessoas já beneficiadas em Bequimão. Esta Oficina Sebare de Empreendedorismo, traz mais pessoas, inclusive para as que já foram capacitadas,  e com uma metodologia mais avançada. Esta ação vai trazer conhecimento aos microempreendedores, e o objetivo é mudar a vida dessas pessoas, que podem crescer, vindo a se tornar empresários. Hoje temos mais de 400 pessoas inscritas no evento, isso mostra que temos credibilidade, que o Sebrae tem credibilidade e que a Prefeitura tem credibilidade, e faz parte do nosso compromisso, ajudar para que as pessoas cresçam através  do conhecimento”, destacou Zé Martins.

O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, destaca a importância da oficina para fomentar o ambiente empreendedor dentro do município. “Bequimão é uma cidade que está em constante crescimento, com inúmeros investimentos públicos e privados previstos para acontecer no município em um curto espaço de tempo. O Sebrae, enquanto instituição de incentivo ao empreendedorismo, tem o compromisso de capacitar os empresários donos daqueles negócios que já existem e incentivar a abertura de outros de maneira sustentável, e a oficina é uma ferramenta primorosa para isso. O objetivo é capacitar, motivar, e instrumentalizar os microempeendedores, não somente aqui de Bequimão, mas já fizemos isto em 27 municípios no Maranhão. A ideia é fazer com que os empresários eles identifiquem as ameaças, mas aproveitem as oportunidades através das informações e do conhecimentos”, garante João Martins, que destacou a responsabilidade do Sebrae, tendo Bequimão como a maior OSE entre as 27 já realizadas no Estado.

A ação é fruto de uma parceria entre o Sebrae, através da sua unidade regional em Pinheiro, e a Prefeitura Municipal de Bequimão, por meio da Sala do Empreendedor e irá reunir em um só lugar, dez turmas que funcionam de forma simultânea, estimulando nos participantes diversos comportamentos empreendedores que irão auxiliá-los na condução de seus negócios. A oficina acontece em Bequimão até a próxima sexta-feira (20), no Ginásio Municipal, localizado na avenida Itapetininga, s./nº, Bairro de Fátima.

Para o microempresário Ivan Pereira, morador da Comunidade Quilombola de Juraraitá, a OSE vai ajudar no desenvolvimento da empresa, já que comércio na zona rural é uma tarefa complicada de se manter em alta. “O comercio no interior se desenvolve de uma tal maneira, que se a gente não buscar mais conhecimento, acaba quebrando, e já vi muitos que mesmo antes de nascer, já quebrou. Se a gente não procurar capacitação, e buscar conhecimento, vamos seguir pelo mesmo caminho”, enfatizou o comerciante.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou essa parceria e a grande aceitação do público nessa OSE. “Este é um momento em que o Sebrae vai poder está orientar as pessoas de Bequimão o quanto elas são capazes em está criando ou ampliando seu próprio negócio, gerando renda e criando oportunidades. A OSE envolve todos os seguimentos, como indústria, comércio, serviços e agricultura, além das pessoas interessadas em abrir um negócio”, disse a gerente, que destacou o grande público presente na abertura e o apoio incondicional da Prefeitura de Bequimão, e que envolveu todas as secretarias no evento e isso mostra a grandeza do evento.

O QUE GANHA O MUNICÍPIO?

O prefeito de Bequimão, José Martins, fez questão de destacar a importância da parceria entre o município e o Sebrae. “O Sebrae é um parceiro não apenas da Prefeitura de Bequimão, mas da população bequimãoense. Está lado a lado com uma instituição como o Sebrae é para nós uma necessidade, pois hoje essa parceria nos ajuda a melhorar continuamente a nossa gestão, trazendo inúmeros benefícios para a nossa cidade”, considera José Martins, que lembrou dos investimentos que Bequimão irá receber em infraestrutura e na saúde, destacando os mais de R$ 20 milhões de reais em obras, mostrando a importância da qualificação dos empresários, preparando-os para o desenvolvimento do município.

Já a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, destacou a parceria da Instituição com Bequimão, mostrando que só tem a crescer, com a realização desta capacitação de centenas de pessoas, fortalecendo cada vez mais a presença institucional no município, levando as soluções empreendedoras para desenvolver os pequenos negócios locais.

“O município de Bequimão é um parceiro fundamental para o Sebrae. Caminhamos juntos durante todo o ano de 2017 e agora em 2018, realizando inúmeras ações. Esta oficina é realmente grandiosa, tanto em número de participantes quanto em conhecimento que será repassado pela nossa equipe de instrutores. Tudo com o objetivo de fortalecer ainda mais essa parceria e também como forma de agradecer ao empresariado local por acreditar no trabalho desenvolvido no município pelo Sebrae”, destaca Fernandes.

Estiveram presentes os secretários Josmael Castro (Assistência Social), Zé Orlando Ferreira (Administração e transporte), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sidney Bouéres (Saúde), Tonho Martins (Infraestrutura), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Rodrigo Martins (Coordenado da Sala do Empreendedor), Sidney Magal (Vice-prefeito), além do Professor Zeca (vereador), Fredson Pereira (vereador) e Valmir Costa (vereador) e o representante do Banco do Nordeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *