Prefeitura de Rosário promove Festa do Trabalhador 2018

Em comemoração ao feriado do Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Rosário realiza, nesta sexta-feira, 27, a Festa do Trabalhador 2018, com vasta programação cultural, sorteios, entrega de fábrica de gelo e material de trabalho na praça da Prefeitura.
 Será um dia de reconhecimento e lazer a todas as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade de Rosário pelo qualidade e importância do trabalho que fazem nas mais diversas áreas, com muita competência, talento e dignidade — disse a prefeita Irlahi Moraes (MDB).
A programação inicia às 8h30 com a realização da quinta edição da Feira da Mulher Empreendedora e da Feira do Agricultor. Mais de 50 mulheres participam atualmente do grupo de mulheres que, desde ano passado, decidiram se organizar para expor suas produções na área do artesanato, moda, vestuário e produtos alimentícios. A iniciativa tem contribuído com a melhoria da renda da família destas mulheres e incentivado a autonomia na garantia de recursos, como explica Lúcia Helena Cavalcanti, superintendente do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social.
— Mais do que garantir a comercialização dos produtos, a feira tem o caráter de empoderamento de muitas mulheres que, na maioria das vezes, são a mantenedora dos recursos em suas famílias. A Prefeitura tem apostado bastante nessa iniciativa com a oferta de capacitação em parceria com o Sebrae para que elas tenham essa autonomia gerencial da própria feira e em breve terem um espaço fixo no Complexo Ferroviário da RFFSA, que deve inaugurar em breve — pontuou Lúcia Cavalcanti.
Já a Feira do Agricultor contará com a participação de mais de 30 produtores rurais do município que vão oferecer verduras, legumes, frutas e outros produtos com a qualidade do plantio sem uso de agrotóxicos. A ação também acontece desde 2017 e integra o Plano de Desenvolvimento Rural de Rosário, com atividades integradas em quatro polos agrícolas a serem executadas no prazo de quatro anos.
— O Plano de Desenvolvimento Rural é uma ferramenta de planejamento desenvolvida em diálogo com os agricultores, com ações de crédito financeiro para financiamento e compra de equipamentos, cursos de capacitação e projetos integrados para escoamento da produção agrícola — destacou Valter Costa, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.
Formalização e doação de material — Durante o evento, a Prefeitura vai realizar a doação de equipamentos aos trabalhadores. Serão doados 3 barcos para atender às comunidades de Boa Vista, Alto do Piquizeiro e a Secretaria de Agricultura. 10 agricultores do município serão contemplados com a entrega de kit’s de irrigação, sementes de feijão e também com a formalização jurídica, como explica Valter Costa.
— Nós vamos participar do Programa de Aquisição de Alimentos do Governo do Estado, com 25 agricultores de Rosário, um investimento em torno de R$ 25 mil reais. Já o DAP é um documento de validação dos agricultores, um tipo de inscrição e certificação jurídica de habilitação para trabalhar com a agricultura familiar, pesca, extrativismo — falou Valter.
A programação contará também com o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa e inauguração da Fábrica de Gelo do município. — Um projeto aguardado sobretudo pelos pescadores que precisam do gelo para conservação do pescado por mais tempo e comercialização em outras localidades — finalizou o secretário municipal de Agricultura.
A Feira do Trabalhador encerra com noite cultural e apresentação de artistas da cidade. (Por Cely Oliveira/Ascom PMR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *