Bequimão realiza I Festival Cultural Afro, neste sábado (16)

A comunidade quilombola Conceição, em Bequimão, sediará a primeira edição do Festival Cultural Afro, neste sábado (16). Na programação, estão previstas atividades para articular as 11 comunidades remanescentes de quilombolas.

A Prefeitura Municipal de Bequimão, organizadora do evento, tem se tornado referência em ações afirmativas voltadas aos quilombolas do município. Na administração do prefeito Zé Martins, tornou-se pioneiro com a criação da Semana do Bebê Quilombola, já realizada há cinco anos. Também se destacaram a Copa Quilombola e o Festival Quilombola.

Está à frente desse trabalho a Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, com o apoio do deputado estadual Zé Inácio, do vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal) e do vereador Vadico do Areal. A organização é de Francisco Carlos Macedo Souza (Pinininho) e Dinha Pinheiro.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado (16/12/2017)

8h – Abertura Oficial

9h – Palestra “A Dança do Tambor de Crioula e suas Manifestações Culturais” (Profª. Selma Sá)
10h – Projeto Social Esporte, Lazer e Cidadania com Crianças e Adolescentes das Comunidades Quilombolas (Profª Drª Juciléa Neres Ferreira, Departamento de Educação Física da UFMA)

12h – Almoço Coletivo

14 – Oficinas: Confecção de Sabonete Artesanal (Dinha Pinheiro) e Tambor de Crioula (Prof. João Vitor).

16h – Grande Encontro de Tambor de Crioula, Terecô de Caixa e Danças Afro

20h – Reggae Roots (Equipes Locais e Convidados) – Sonorização Radiola Agressiva Musical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *