Começaram oficialmente as articulações políticas com vistas às eleições de 2026. Nesta tarde (22), o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, anunciou a pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao Governo do Distrito Federal.
Em mensagem postada em suas redes sociais, Siqueira lança uma candidatura que já era tratada como real nos bastidores. “Firmamos a pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao governo (do DF) em 2026, ressaltando a importância de fortalecer alianças e consolidar um projeto sólido para o futuro do DF”, destacou.
Siqueira elogiou Cappelli, que hoje ocupa a presidência da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). “As qualidades de Cappelli reforçam sua habilidade de lidar com desafios complexos e sua visão de desenvolvimento a longo prazo. Sua experiência como interventor federal, aliada à sua vasta atuação em gestão pública, o prepara para assumir responsabilidades ainda maiores”, ressaltou, depois de uma reunião com Cappelli, com a presença do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e com o presidente regional da legenda, Rodrigo Dias.
Cappelli foi ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (2023), secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Lula (2023) e secretário de diferentes pastas no Governo do Maranhão durante a gestão de Flávio Dino. Na crise do 8 de janeiro, ele foi interventor da segurança pública.