TSE lança disque-denúncia para desinformação nas eleições municipais 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta terça-feira (6/8), um novo canal de combate à desinformação nas Eleições Municipais 2024. A partir desta quarta-feira (7/8), estará disponível para toda a população o número 1491.

Por meio dele, eleitores podem denunciar informações falsas, e os parceiros do TSE, membros do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), vão atuar de forma célere.

“Vamos ter a velocidade necessária para dar resposta às denúncias. Os cidadãos podem ligar de qualquer lugar do país, de graça, e denunciar qualquer desinformação que julgue necessária de ser verificada”, afirmou a presidente do TSE em cerimônia de lançamento na sede da Corte, em Brasília.

Entre os integrantes do Ciedde estão a Polícia Federal, o Ministério Público, os TREs, entre outros que poderão apurar as denúncias, segundo Cármen Lúcia, em “velocidade recorde” para que a pessoa possa ter a resposta devida.

“Vamos garantir o voto livre de todos os eleitores sem contaminação com mentiras para que ele possa fazer suas escolhas livremente”, completou Cármen.

Polícia Federal

Além do canal 1491, foi anunciado ainda um portal da Polícia Federal que conterá informações de investigações no país, resguardados sigilos necessários. Dentro do Portal de Dados Abertos haverá informações sobre as investigações eleitorais.

“É possível verificar onde estão as nossas investigações, quais são os crimes investigados, a concentração por cidade, por município, por região do país e por estado. Tudo está lá à disposição, num painel. Já está no ar. Nós colocamos isso à disposição de toda a sociedade brasileira. Nele se inclui os dados sobre as investigações eleitorais”, explicou o diretor-Geral substituto da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *