Lençóis Maranhenses: comitê internacional decide essa semana se destino será Patrimônio Natural da Unesco

Conheça os Lençois Maranhenses - wticifes2023

Começou, nesse domingo (21), a reunião do comitê que vai analisar a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. A reunião acontece entre os dias 21 a 31 de julho, em Nova Déli, na Índia.

A análise da candidatura do parque está prevista para acontecer entre os dias 26 ou 27 de julho. O selo é dado pela Unesco, organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura, e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

Nesta segunda-feira (22), quatro representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses iniciaram uma viagem para a Índia, onde vão acompanhar as reuniões que irão definir se o parque receberá o título.

Nesta segunda-feira (22), quatro representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses iniciaram uma viagem para a Índia, onde vão acompanhar as reuniões que irão definir se o parque receberá o título.

Critérios para escolha

Entre dez itens exigidos para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico, conforme o site da Unesco: “Os locais precisam ter um valor universal excepcional“. O local também precisa representar certo tipo de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são, então, examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por sua vez, um lugar inscrito devido a suas belezas naturais deve ser uma área de excepcional beleza e importância estética.

A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.

No Brasil, o título já foi dado ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *