O governador Carlos Brandão anunciou a saída do vice, Felipe Camarão, da secretaria de Educação, para coordenação de campanha do deputado Duarte Jr. em São Luís. Assume a Seduc cumulativamente e de forma interina, a secretária Extraordinária de Gestão dos Recursos Federais, Jandira Dias, ligada à família Brandão.
O natural seria o adjunto Anderson Lindoso, homem de confiança de Camarão, assumir a pasta, como ocorreu das outras vezes. Só que a indicação de Jandira pelos Brandãos é um demonstrativo de que Camarão não deve mais voltar ao posto e a Seduc sai do controle do grupo remanescente do ex-governador Flávio Dino.
Além Educação, os comunistas têm(por enquanto) o controle da SAF(Agricultura Familiar), dirigida pelo ex-deputado Bira do Pindaré, e da Secid(Cidades), esta que tem como titular a esposa do deputado federal Márcio Jerry. As indicações fizeram parte do acordo feito na eleição entre Dino e Brandão.
“O que estamos vendo é mais um descumprimento de acordo”, disse um comunista ao blog.
Jerry, que estava em Brasília, está voltando a São Luís para tentar contornar a crise. “Fatos de imensa relevância no Maranhão me obrigam a voltar ainda hoje para reunir com vários companheiros/as e com a direção do PCdoB”, anunciou.
Paralela a isso, há uma outra crise em curso envolvendo a candidatura do irmão de Jerry a prefeito em Colinas e o nome apoiado pela família Brandão. Os dois grupos locais estão em rota de colisão. Situação beligerante que também precisa ser equacionada.
Um racha de vez entre brandonistas e dinistas estar por vir?
Blog do Jonh Cutrim