São Luís se prepara para um momento decisivo na política local. Hoje, dia 1º de julho, o deputado federal Duarte Júnior lançará sua pré-candidatura à prefeitura da capital maranhense para as eleições de 2024.
O evento que acontecerá às 18h40, no Ximenes Palace, no bairro do Turu, promete ser um marco na corrida eleitoral, e contará com a presença do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador Felipe Camarão (PT), dos presidentes dos 12 partidos da base governista como o Avante, Cidadania, Partido dos Trabalhadores, PCdoB, PSDB, PRD, Podemos, Partido Verde, Progressistas, além de representantes de diversas forças políticas, movimentos sociais e sociedade organizada.
Trajetória de muitas luta
Em entrevista a O Imparcial, Duarte Júnior fez uma contextualização de sua trajetória política que o motivou a a disputar o maior cargo do executivo municipal de São Luís.
“Eu vim de muito baixo. Ralei muito para chegar onde estou hoje. E é exatamente essa experiência de vida, de conhecer de perto as necessidades, de saber o quão machuca usar o transporte público precário para ir à escola ou ao trabalho, de sentir a falta de um serviço público de saúde que seja verdadeiramente humanizado e preocupado com a dor das pessoas, que me faz afirmar sem medo de errar que essa discussão e polarização entre direita e esquerda não melhora a vida das pessoas. O que realmente importa para quem sofre é ter seu problema resolvido. Quando um pai vê seu filho precisando de medicamento ou de uma terapia, para ele não é importante se o político é de direita ou de esquerda. O que importa é ter o seu problema resolvido”, destacou Duarte Júnior.
Diálogo com a população de São Luís forças políticas
O parlamentar afirmou ainda, que ninguém é super-herói ou tem superpoderes para sozinho resolver os reais e principais problemas de uma cidade. E que para isso, tem buscado dialogar com os diferentes para fazer a diferença na vida das pessoas.
“Tenho muito orgulho de agora poder unir tanta gente diferente, pessoas com ideologias de direita, pessoas com ideologias de esquerda, em prol da minha cidade. Tenho certeza de que essa frente ampla, com mais de uma dezena de partidos, com o apoio dos vereadores, dos deputados estaduais e federais, de ministros de Estado, do governador Carlos Brandão e do presidente Lula, reúne as forças necessárias para cuidar da nossa cidade, para resolver os problemas de ontem que continuam sendo os problemas de hoje, mas que não vamos permitir que se tornem os problemas de amanhã”, acrescentou o parlamentar.
Apoio para uma disputa competitiva na eleição
O jornal O Imparcial, também entrevistou vários representantes políticos que manifestaram seu apoio à pré-candidatura de Duarte Júnior à prefeitura de São Luís. Segundo eles, Duarte Júnior representa a melhor opção para a administração da capital maranhense, contando com o respaldo tanto do governo estadual quanto federal, o que fortalece suas chances de implementar uma gestão eficaz e uma administração exitosa.
A senadora Eliziane Gama (PSD), ressaltou que o lançamento da pré-candidatura de Duarte Júnior pelo campo democrático é um momento muito importante para a política de São Luís.
“Duarte Júnior é um jovem trabalhador muito competente, mostra isso como deputado federal, pai de família, companheiro e cidadão dedicado à nossa cidade. Com sua visão humanitária, não há dúvida de que cuidará muito bem de São Luís. Este é um marco histórico e um passo importante para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. A união do nosso grupo político em apoio a esta candidatura reflete nosso compromisso com um projeto que trará benefícios para todos os ludovicenses”, afirmou a senadora.
O deputado federal e presidente estadual do PCdoB, Marcio Jerry, acredita que, com o apoio robusto e uma base política sólida, será possível enfrentar os desafios da cidade e promover um ambiente de crescimento e bem-estar para todos os seus habitantes.
“A federação Brasil da Esperança manifestou o seu apoio a pré-candidatura pelo PSB do deputado Duarte Júnior que reúne condições de ir para a disputa de forma competitiva, indo ao segundo turno e vencer as eleições. É um projeto com muita potência, força e com capacidade de construção de uma vitória para o povo de São Luís”, avaliou o parlamentar.
Para Adriano Sarney, presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), e presidente estadual do Partido Verde, no Maranhão, assinalou que apoio do Partido Verde a esta pré-canidatura, reflete a confiança na capacidade de Duarte Júnior de implementar políticas eficazes e de conduzir a cidade rumo a um desenvolvimento sustentável e inclusivo.
“O Partido Verde do Maranhão, membro da federação partidária FÉ Brasil e parceiro do governo estadual e federal, entende que o projeto do deputado federal Duarte Júnior é o melhor para a cidade de São Luís. Trabalharemos para que nossa capital possa ter uma administração com o apoio do Palácio dos Leões e de Brasília”, disse Adriano Sarney.
Já o presidente estadual do PT no Maranhão, Francimar Melo, ressaltou que é de fundamental importância a aliança entre o PSB e o PT, bem como com os partidos aliados, tanto no plano nacional quanto no local. E que este entendimento é compartilhado pelo grupo político, liderado pelo governador Carlos Brandão e pelo vice-governador Felipe Camarão.
“Sabemos que é fundamental disputar São Luís e ganhar, porque é fundamental termos um alinhamento mais afinado com o projeto nacional e com o projeto do Estado. Por isso, é importante estarmos juntos com o pré-candidato Duarte Jr e buscarmos a vitória nesta eleição”, afirmou Francimar Melo.
Em sua avaliação, Francimar Melo enfatiza que, a união da base governista alavanca as capacidades para implementar políticas públicas que beneficiem diretamente a população maranhense. Ou seja, uma parceria sólida entre os partidos é uma peça chave para o desenvolvimento e progresso para o Maranhão.
“Um segundo ponto é que esse projeto na capital maranhense simboliza a política no Estado todo. Ganhando a capital é um sinal muito forte que esse time coeso será um time vitorioso em outros projetos vindouros e nós do Partido dos Trabalhadores estamos pleiteando desde o primeiro momento da aliança a vaga de vice, porque queremos fazer uma aliança interligada no projeto nacional e também estadual, e temos bons nomes colocados à disposição para que possam ser escolhidos. Portanto, é fundamental para nós estarmos discutindo essas composição”, finalizou o presidente estadual do PT.
Fonte:O Imparcial